ONGs organizam atos para marcar um ano da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Para marcar a passagem de um ano do maior desastre natural do Brasil—as chuvas que deixaram mais de 900 mortos na região serrana do Rio de Janeiro—a sociedade civil está se organizando em Nova Friburgo e Teresópolis para conscientizar o Poder Público sobre a importância evitar novas tragédias. As ONGs Care Brasil, Diálogo, Grupo Articulação dos Movimentos (GAM) e Grupo Ecossocial mobilizam a população dos dois municípios  para, no próximo dia 12 (quinta-feira), reivindicar junto aos prefeitos das duas cidades a adesão à campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando”, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A campanha define “Cidade Resiliente” como sendo aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. A construção de uma cidade resiliente envolve 10 providências principais a serem implementadas por prefeitos e gestores públicos. Entre as medidas estão: a criação de programas educativos e de capacitação em escolas e comunidades locais, o cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo, investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada.

Em Nova Friburgo, na Praça Dermeval B. Moreira, entre 14 e 17 horas do dia 12, será apresentada uma exposição linha do tempo com os fatos mais marcantes da tragédia. Também será exposto o Plano de Apoio Integrado à Defesa Civil (PAI), um grande mapeamento das lideranças comunitárias, associações de moradores, igrejas, ONGs e agentes comunitários, com levantamento de possibilidades e necessidades locais e divisão de tarefas no caso de desastres em cada bairro. Além disso, vítimas das enchentes poderão dividir suas experiências nas “Rodas de Superação”.

Já em Teresópolis, também no dia 12, às 10 horas, membros dos dois Núcleos Comunitários de Defesa Civil - Nudec (formados com auxílio da Care) e associações de moradores realizarão um ato cívico na frente da Prefeitura para ler uma carta ao prefeito solicitando a adesão ao movimento Cidades Resilientes.

Parceria- O trabalho da Care Brasil na Região Serrana é possível graças ao investimento de indivíduos e ao financiamento das seguintes empresas , Walmart, Vale, Bank of America Merril Lynch, Kraft Foods, Vostu, Levi Strauss, HSBC, JP Morgan, Pfizer, PriceWaterhouseCoopers, B.Braun, Machado Associados. A União Europeia, por meio do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (European Commision Humanitarian Aid Departament—Echo), também investe no trabalho da Care Brasil na região. Outras empresas apoiaram a Care Brasil mobilizando seus colaboradores e/ou clientes e fornecedores: Accenture, Banco Santander, Banco Societe Generale, Cisco, Dow Química, Escola Britânica de São Paulo - Saint Paul’s School, Good Card Embratec, Nike e Votorantim Metais. O Instituto C&A doou bens materiais.

Sobre a CARE Brasil- A Care Brasil é uma ONG brasileira, com título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.

A Care Brasil faz parte da rede da Care Internacional, que tem sede em Genebra (Suíça) e está entre as cinco maiores ONGs do mundo. Com atuação em 87 países, a Care beneficiou mais de 82 milhões de pessoas apenas em 2010, através da implementação de 905 projetos em quatro continentes: África, América Latina, Ásia e Leste Europeu. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade