Flávia Namen
Em encontro realizado na manhã de quarta-feira, 23, na Câmara Municipal, as ONGs Care Brasil e Diálogo e lideranças comunitárias de diversas localidades do município apresentaram ao poder público o conteúdo do Plano de Emergência da Sociedade Civil (Pesc), que compreende as áreas de risco de Nova Friburgo mais atingidas na catástrofe climática de 2011. Autoridades e imprensa estiveram presentes à reunião, mediada pela coordenadora da Diálogo, Janaína Gralato. “O Pesc foi um trabalho de mobilização comunitária com foco na reconstrução, na segurança e na qualidade de vida da população”, destacou ela.
O conteúdo do Pesc foi ilustrado com a exposição do que foi desenvolvido em Olaria e Cordoeira. “São dois pequenos exemplos que mostram como as comunidades de outros bairros se comportaram durante a construção do Pesc. O trabalho identificou as vulnerabilidades e capacidades locais, levantou as necessidades prioritárias dos bairros e, ainda, promoveu o início de um intercâmbio entre entidades e grupos com ações e serviços de interesse público disponíveis. Entre janeiro e abril, foram realizados mais de 50 encontros para o desenvolvimento deste plano”, explicou Janaína.
Neste último, os líderes comunitários também abordaram temas ligados à qualidade de vida como a implantação de um programa de coleta seletiva e reciclagem de lixo e ações de educação ambiental. A necessidade de melhorias nos serviços de transporte público e de telefonia móvel foram outros itens destacados na reunião, que teve a participação do secretário municipal de Defesa Civil, João Paulo Mori, e do comandante do 6º GBM, Luiz Emmanoel Palencia.
Prefeito inscreve Nova Friburgo na campanha “Construindo Cidades Resilientes” da ONU
O prefeito Sérgio Xavier esteve presente ao fim do encontro para inscrever Nova Friburgo na campanha internacional “Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando”, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular as cidades do mundo a se proteger de riscos naturais. Após a leitura da carta de intenções, o prefeito assinou o formulário de inscrição, visando o comprometimento com dez ações para o desenvolvimento sustentável, segurança e cidadania.
Vale destacar que, paralelamente ao encontro, foi realizada uma exposição de fotos de Regina Lo Bianco, uma das parceiras do projeto. A mostra reuniu uma série de registros feitos entre dezembro e abril nos bairros mais afetados pela tragédia ambiental do ano passado.
Deixe o seu comentário