Ongs Diálogo e Care Brasil debatem plano de emergência com governo municipal

quarta-feira, 28 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Representantes das diversas secretarias da Prefeitura de Nova Friburgo e das ONGs Diálogo e Care Brasil participaram de uma reunião na manhã de segunda-feira, dia 26, no auditório do Centro Administrativo Cesar Guinle, em frente à sede de prefeitura. Na pauta esteve o Plano de Emergência da Sociedade Civil (Pesc). A abertura foi feita pelo presidente da Diálogo, Darcy Lobosco Júnior, com apresentação de Janaína Gralato Batista, que fez agradecimentos à Secretaria Municipal de Comunicação Social pela parceria nas diversas atividades.

O presidente da Diálogo falou de tragédia e reconstrução, necessidade de diálogo entre as forças da sociedade civil e poder público, além da missão da ONG em reconstruir canais de comunicação para geração de soluções.

A primeira exposição foi feita pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel bombeiro João Paulo Mori. Ele enfatizou a palavra união, que deve haver entre o poder público municipal e a comunidade, entre as secretarias municipais e, além disso, capacitação para que o sistema de Defesa Civil realmente funcione.

O major bombeiro Pitaluga—representante da Defesa Civil estadual e coordenador de Defesa Civil regional, que engloba dez municípios—comentou o sistema de alerta e alarme por cornetas—já implantado em Nova Friburgo—, as 80 palestras realizadas na cidade em 2011 e a distribuição à comunidade de 75 telefones celulares para transmissão de mensagens da Defesa Civil e dos kits de primeiros socorros. O major ainda falou sobre os pontos de apoio do município e que esse sistema será estendido a outros 35 municípios.

O comandante do 6º Grupamento de Bombeiro Militar, coronel Luiz Palência, explicou o funcionamento do Plano de Apoio Integrado (PAI), colocado em ação em duas oportunidades neste 2012: na chuva do início do ano e durante a ameaça de greve dos bombeiros.

O funcionamento da ONG Diálogo foi explicado por Janaína. Surgiu em 2011 para informações entre os diversos setores no pós-tragédia. Recebeu o apoio inicial da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, com a elaboração e distribuição de um boletim informativo, atuando em seguida na articulação dos setores.

Roberta Dutra comentou a atuação da ONG Care Brasil, desde 2001 no país, trabalhando com ajuda comunitária. Em Nova Friburgo distribuiu kits para empoderamento das famílias atingidas pela tragédia de janeiro de 2011, num total de R$723 mil. Suas atividades são desenvolvidas atualmente em parceria com a ONG Diálogo.

A reunião foi encerrada com exposições sobre parcerias, encontros nos bairros, informações e experiências dos participantes. A Diálogo e a Care Brasil funcionam na Avenida Alberto Braune 223, ao lado da Prefeitura (antiga rodoviária Leopoldina). Os contatos podem ser feitos pelo telefone 9996-1296 (Janaína) e pelo e-mail dialogo@dialogosocial.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade