A coordenação do Plano de Emergência da Sociedade Civil (Pesc) promove nesta segunda-feira, 26, um amplo encontro com o governo municipal (secretarias e coordenadorias), as autarquias concessionárias e demais órgãos públicos estaduais e federais diretamente envolvidos com a reconstrução de Nova Friburgo após a catástrofe climática do ano passado. Com início às 9h, a reunião será no auditório do antigo prédio da Oi (Avenida Alberto Braune 224) e é uma iniciativa da ONG Diálogo em parceria com a Care Brasil, responsáveis pelo trabalho do Pesc no município.
O encontro marcará a entrega do relatório geral do Pesc (1ª Fase). O documento descreve forma como as comunidades de cerca de 40 bairros estão se organizando para enfrentar as situações de emergência e, além disso, aponta os levantamentos, pedidos e sugestões organizados temática e territorialmente, feitos por lideranças locais e moradores que participaram do programa, durante os últimos três meses.
Outra proposta do encontro é fomentar o empoderamento da população, reconhecendo e valorizando todo o conhecimento e a experiência sobre sua própria comunidade, contribuindo e construindo soluções conjuntamente com as autoridades responsáveis, num exercício de cidadania e comprometimento, alinhados por um propósito comum.
Plano de Emergência teve início em dezembro com reunião na Acianf
Através de encontros locais, o Pesc planejou quatro rodadas de atividades, tendo como primeiro passo o encontro de 21 de dezembro passado no auditório da Associação Comercial, quando 24 bairros foram representados. Os participantes reuniram-se em grupos por bairros, levantando nomes de pessoas de comunidades que não deveriam ficar de fora deste trabalho, agendando seus primeiros encontros locais para o desenho do plano, que entre outras ações, produziria amplo mapeamento de necessidades locais prioritárias. Na ocasião, já se vislumbrava a possibilidade de inclusão de outras comunidades, de acordo com novos contatos e indicações.
Ao longo do programa, o Pesc recebeu solicitação de outros 24 bairros não contemplados ainda nesta fase, circunscrevendo um total de 78 bairros. Cada uma das fases apresentou um ou mais produtos como resultado e totalizou a participação de mais de 500 moradores e lideranças.
Vale destacar que os próximos territórios que integrarão o projeto Pesc são: Chácara do Paraíso (Amparo, Barroso, Tiradentes); Lumiar (São Pedro da Serra, Benfica, Boa Esperança, Bocaina); Macaé de Cima (Rio Bonito e Galdinópolis) e Mury (Ponte da Saudade, Debossan, Theodoro de Oliveira e Stucky).
Deixe o seu comentário