ONG Diálogo abre espaço para novas relações sociais com apoio da Prefeitura

terça-feira, 13 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) A Ong “Diálogo – Por novas relações sociais” surgiu em Nova Friburgo em janeiro durante as chuvas que se abateram sobre o município. As coordenadoras Janaina Gralato Batista e Fernanda Milanez, sensibilizadas pela necessidade da população em ter orientação e acesso aos serviços básicos, criaram como ação emergencial um Boletim Informativo “Reconstruindo Nova Friburgo” (em parceria com a Secretaria de Comunicação Social) com 30 mil exemplares e um blog, reunindo quase 30 temas de utilidade pública visando facilitar o acesso imediato dos cidadãos aos diversos equipamentos sociais.

“A Diálogo atuou neste primeiro semestre de 2011 de maneira emergencial por constatar que a cidade não conta com uma central, onde a população possa acessar  e conhecer quais os serviços de interesse público que o próprio município dispõe. Além de comunicar as informações de Friburgo sentimos que havia a necessidade de semear algo novo na cidade. Semear uma mudança, para que haja união das ações que são realizadas em Nova Friburgo”, declarou Janaina Gralato.

  

Mirante Social – semente de mudanças

 Outro ponto que a Diálogo está realizando é a elaboração de um plano para os próximos oito anos. Este plano prevê a implantação do “Mirante Social”, que vai centralizar as informações  da cidade com um foco popular. O objetivo é facilitar o conhecimento da cidade pelos cidadãos de Nova Friburgo. O Mirante Social será um portal que receberá um grande mapeamento da cidade, com todos os serviços, projetos e órgãos com ações de interesse público, para orientar a população e elevar o nível de consciência de seus direitos e deveres, que terá acesso às informações por meio da internet, da telefonia gratuita (0800), de catálogos e panfletos impressos e, ainda, de diversos núcleos de triagem (com atendimento presencial especializado no centro, nas subprefeituras, escolas e associações de bairros).

A coordenadora da Ong Diálogo explicou que já está buscando parcerias  na cidade e em regiões próximas para abrir o portal de informações que receberá o mapeamento da cidade e também será um multiplicador dos canais de comunicação que complementam o site.

Janaina ressaltou que espera, com esse mapeamento do município, proporcionar a cidade desenvolver mais ações coletivas e um fluxo entre o governo, a sociedade organizada e a população através de ações integradas, da formação de redes e fóruns setoriais, de projetos e políticas públicas elaborados de forma participativa, com a existência de canais eficientes de comunicação e divulgação, bem como de espaços de aprendizagem, autoconhecimento, desenvolvimento e fortalecimento das ações.

Janaina Gralato aproveita a oportunidade para agradecer a Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação Social, pela parceria que proporcionou a impressão dos 30 mil exemplares distribuídos à população e a oferta do espaço para o desenvolvimento desses projetos, utilizando uma sala no prédio da antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune 223. “Agradeço ao secretário de Comunicação Social David Massena e ao prefeito Dermeval Neto pela sensibilidade em acolher nossas ideias e pela cessão do espaço para podermos trabalhar por uma nova Friburgo. Estamos funcionando em horário comercial e para mais informações o telefone é 4105-0785”, finalizou a coordenadora da Ong Diálogo.

  

Projeto de Mobilização Comunitária

A partir deste desenho de atuação, a Diálogo vem realizando encontros periódicos com diversas lideranças da cidade, gestores públicos, empresários, membros de conselhos, coordenadores de redes e de movimentos sociais, dirigentes de ONGs e de associações de bairros, participando de eventos públicos, audiências e fóruns, confirmando as lacunas existentes entre esses setores, observando os pontos de convergência, os sonhos e metas em comum, as potencialidades e as demandas de apoio para o desenvolvimento das respectivas ações.

Essas demandas acabam por desenhar os projetos pilotos da Diálogo, como é o caso do Projeto de Mobilização Comunitária, em fase de implantação, envolvendo ações de articulação entre as associações de bairros e os serviços públicos, bem como ações de desenvolvimento pessoal e organizacional.

A Diálogo está buscando também parcerias para a implantação de um grande programa de desenvolvimento de lideranças e fortalecimento do trabalho de mobilização comunitária, reunindo profissionais da área de Gestão, Captação de Recursos e Saúde Mental, para que se possa oferecer um apoio efetivo e regular a todas as comunidades e às associações de moradores da cidade, que enfrentam—desde janeiro—desafios muito semelhantes aos observados em Córrego Dantas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade