Alex Sandro Santos / www.alexsandrofotos.blogspot.com)
Que as ruas dos grandes centros urbanos andam sujas demais, isto todos já sabem. Seria culpa do consumismo desenfreado e da falta de espaço para acomodar tantos resíduos ou falta de educação mesmo e, por isso, qualquer lugar se torna uma boa opção para descartar lixo?
Pensando em proporcionar mais organização e limpeza para a atuação de catadores de lixo e suas cooperativas, e ainda valorizá-los como agentes de transformação ambiental, a ONG Ambiental Ecolmeia, de São Bernardo do Campo (SP), criou o Programa Eco, cuja intenção é formar parcerias com empresas privadas e poder público para otimizar o recolhimento dos detritos de porta em porta nos municípios.
A Ecolmeia lançou um carrinho superelegante, com a proposta de adesivá-los, proporcionando visibilidade às empresas engajadas no programa, que serão muito bem vistas pelas ruas e avenidas urbanas. Os catadores terão uniformes e equipamentos de segurança e, segundo a Ecolmeia, serão beneficiados ainda pela renda gerada pela mídia e cobertos por seguro-acidente. A Prefeitura agregará sem custos um programa de coleta seletiva sistêmico, que destinará corretamente os resíduos à reciclagem. Desta forma, a sociedade em geral será beneficiada, já que haverá menos lixo entupindo os bueiros, causando mau cheiro e enfeando as cidades.
Para saber mais sobre o programa, acesse www.ecolmeia.org.com ou ligue (11) 8755 4533 e fale com Elaine.
Deixe o seu comentário