Oficinas sobre meio ambiente atraem jovens

Objetivo da ação foi ampliar o conhecimento dos estudantes a respeito das unidades de conservação ambiental
quinta-feira, 06 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra

No sábado e no domingo, 1º e 2, estudantes de várias idades tiveram a oportunidade de participar de seis oficinas sobre temas ambientais. O evento, realizado na sede da APA Macaé de Cima, em Lumiar e no Centro, das 10h às 15h, foi promovido para a Juventude do Comitê de Bacia Hidrográfica (JCBH) dos Rios Macaé e das Ostras e teve como objetivo ampliar o conhecimento dos jovens com relação às unidades de conservação e as possibilidades de atuação em seu território.

Foram abordados assuntos como: o Sistema de Unidades de Conservação (SNUC), gestão de resíduos, mapeamento de áreas protegidas e educação ambiental. Além disso, os presentes puderam realizar dinâmicas relacionadas aos temas, como, por exemplo, a identificação de interesses antagônicos no território com relação ao mapeamento e a elaboração de planos de ação para a gestão de resíduos.

Parte do projeto de fortalecimento das Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação, esse tipo de atividade é coordenada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e executado pelo Instituto Moleque Mateiro.

Sobre o JCBH, vale destacar que o grupo é informal, constituído por estudantes que vêm participando de reuniões promovidas pelo Comitê de Bacia, responsável pelo planejamento das ações relativas à gestão de recursos hídricos da bacia dos Rios Macaé e das Ostras. Já a APA Macaé de Cima é uma unidade de conservação de desenvolvimento sustentável criada em 2001 e situada em Nova Friburgo. Com 35 mil hectares, ela protege mananciais dos rios Macaé de Cima, Bonito, das Flores, Santo Antônio e demais afluentes e espécies da fauna e flora nativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: JCBH | APA Macaé de Cima | Oficinas | Jovens
Publicidade