A Semana do Meio Ambiente começa neste sábado, 4, e vai até o próximo dia 8 cheia de atividades de conscientização da população para a proteção e a preservação ambiental em Nova Friburgo. Governo municipal, empresas privadas e instituições sociais se unirão nos próximos dias para alertar a todos sobre os perigos que os maus cuidados podem causar à natureza e o impacto disso nas gerações futuras. Saiba quais os principais eventos acontecerão na cidade nesta semana.
A Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, com apoio da Agenda 21, realiza neste sábado, 4, uma ocupação na Praça Lafayette Bravo, no centro do distrito de Conselheiro Paulino, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente com o objetivo de desenvolver a conscientização nas interfaces da saúde e do meio ambiente a partir de medidas educativas, como a importância das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
No domingo, 5, a Secretaria de Meio Ambiente realizará em parceria com o Parque Estadual dos Três Picos, Agenda 21, Batalhão Florestal, Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) e das concessionárias Águas de Nova Friburgo, Energisa e EBMA, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), a partir das 9h, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro.
As concessionárias farão atendimento de demandas sociais e distribuição de material educacional. A Águas de Nova Friburgo estará presente com uma unidade móvel. Outra atividade que promete chamar a atenção, principalmente das crianças, será a oficina “Brincando com Gaiolas”, na qual agentes do Parque Estadual dos Três Picos demonstrarão como transformar gaiolas em desuso em brinquedos, dando uma melhor destinação para o objeto.
Também haverá demonstração das ferramentas e equipamentos utilizados no dia a dia dos guarda-parques. Haverá ainda uma corrida pelo Meio Ambiente, a partir das 9h, com largada no Pavilhão das Artes, no Cônego. Nas próximas segunda-feira, 6, terça, 7 e quarta, 8, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), fará uma série de palestras para discutir o impacto das ações comerciais, empresariais e agrícolas no meio ambiente, assim como a atuação dos profissionais da área ambiental.
“O objetivo é envolver diferentes atores da sociedade e empresários em ações sustentáveis que possam contribuir na manutenção dos espaços públicos coletivos de Nova Friburgo”, informa. O evento aconteceu sempre à partir das 16h no salão de eventos da Acianf, na Avenida Alberto Braune, 111, no Centro. Saiba mais em www.acianf.com.br.
Ainda próxima quarta-feira, 8, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) promoverá debates e discussões sobre a gestão de recursos hídricos em Nova Friburgo. Especialistas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Programa Rio Rural virão à cidade para falar dos desafios e apresentar propostas para o monitoramento e manejo das bacias hidrográficas, planejamento ambiental e o uso racional da água. O evento acontecerá a partir das 8h no auditório do Senai - Espaço da Moda, na Avenida Julius Arp, 85, no Centro. Mais detalhes sobre o evento em www.cbhriodoisrios.org.br.
Deixe o seu comentário