Oficina-Escola democratiza a cultura em Nova Friburgo

segunda-feira, 04 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O ensino de artes nas escolas de todo o Brasil é insuficiente ou inexistente na maior parte das instituições. Com a lei n° 11.769, as artes passaram a ser obrigatórias nas grades escolares dos ensinos fundamental e médio de todo o país e, com isso, as escolas tiveram que se adaptar à medida do governo federal. O crescente número de estudantes mostrou que as escolas, em sua maioria, não estão aptas para acatar a determinação e não têm como oferecer a disciplina. Faltam espaço e profissionais para atuar dentro da educação.

Em Nova Friburgo, a necessidade fez com que o governo municipal procurasse uma forma de atender à lei, criando a parceria com a Oficina-Escola, que auxilia com atividades na área. A iniciativa deu certo e a Oficina já conta com pontos culturais em alguns bairros do município. Como forma de difundir a cultura e torná-la mais acessível, Olaria e Riograndina já ganharam seus espaços culturais, que funcionam de segunda a sexta-feira e oferecem os mesmos cursos da Oficina do Centro. A fim de abranger ainda mais o alcance da Oficina, uma nova filial em Conselheiro Paulino está sendo preparada e deve ser inaugurada em outubro, com diversos cursos, todos na área de artes e dedicados a alunos de baixa renda.

Cursos de música, dança e artes estão disponíveis nas filiais, que contam com os mesmos profissionais da sede, garantindo que o conteúdo dado seja o mesmo, fornecendo chances iguais a todos os estudantes. Hoje, com o crescimento do interesse pelos cursos oferecidos pela instituição, adultos também são aceitos em algumas modalidades, criando um ambiente familiar.

Entre os cursos mais populares, violão e circo são os que se destacam. Os cursos para aprender a tocar instrumentos são alguns dos mais procurados, e tanto a Oficina quanto a Casa Cultural de Riograndina e o Ponto Cultural de Olaria oferecem cursos de vários instrumentos para os alunos, como teclado, violão e flauta doce. A dança também está presente, com cursos de balé, dança de salão e jazz. A diversidade permite que os estudantes possam escolher aquilo com o que tem mais afinidade, desenvolvendo seus atributos artísticos.

A integração das artes na vida do jovem pode fazer toda a diferença no futuro e por isso é importante investir no ensino acessível e de qualidade para todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade