Oficina-Escola de Artes realiza Sarau da Primavera

quinta-feira, 08 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Com o apoio do governo Sérgio Xavier, da Associação de Pais e Amigos da Oficina e de empresários locais, a Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo realizou no fim de setembro o Sarau da Primavera. O evento ocorreu na sede da escola e teve como principal objetivo apresentar os trabalhos realizados pelos alunos da instituição além de celebrar a nova estação que se aproxima.
O Sarau da Primavera contou com a exposição dos trabalhos em cerâmica e tecidos realizados pelos alunos, além de apresentações musicais com violão, teclado e cavaquinho que, segundo a diretora da Oficina-Escola, Mariane Canella, foram para abrilhantar o sarau: “Durante a tarde, de hora em hora, tivemos uma parte musical e com isso trouxemos um pouco de frescor para o nosso encontro”.
Mariane Canella conta que a ideia da escola é fazer pequenos eventos ao longo do ano para que os alunos possam se apresentar, assim divulgando o trabalho realizado pelos professores e ganhando mais vivência no meio artístico.
“Chega uma hora que o artista precisa mostrar o que ele aprendeu, apresentar tudo o que ele trabalhou para uma plateia, para o público. A gente não quer trabalhar no sentido de um grande espetáculo no final do ano, queremos proporcionar pequenas apresentações durante o ano para que o jovem se exponha como artista para um pequeno público. Com isso ele vai perdendo a inibição, vai percebendo onde ele precisa se esforçar mais e vai vendo que precisa aumentar o seu repertório. Isso tudo vai trazendo para o aluno essa troca, além de que o trabalho de um artista só está completo quando ele se expõe para o público e forma uma corrente calorosa, amorosa da plateia ao ouvi-lo, o que gera as palmas, que chamamos de ‘chuva de bênçãos’.”
A experiência que os alunos vão adquirindo através das pequenas apresentações, a perda da inibição que conseguem e o carinho recebido pelo público através das palmas como forma de reconhecimento, é gratificante não só para a direção e professores, mas também para os alunos, como revelou o jovem Alan Gabriel da Silva Costa após sua apresentação de violão.
“É muito bom ter esse reconhecimento porque a gente treina bastante tempo, o professor ajuda a gente bastante. Quando chega na hora e a gente toca direito o que ensaiamos é muito bom, muito bom mesmo. Todos nós ficamos muito felizes.”
Para que a Oficina-Escola de Artes consiga apresentar grandes resultados ao longo do ano, além de contar com o auxílio de empresários, da Associação de Pais e Amigos da Oficina, a escola conta com total apoio do governo Xavier, que oferece uma equipe qualificada.
“Se o trabalho acontece, nós devemos agradecer ao David Massena, ao prefeito Sérgio Xavier que nos dá o espaço, aos professores, a toda essa equipe de grande excelência. Eu trabalho aqui desde abril e a convivência com esses educadores e artistas sempre me anima a trabalhar para que a escola cada vez fique melhor, porque são pessoas maravilhosas e competentes.”
O prefeito Sérgio Xavier fez questão de agradecer ao elogio recebido e reforçou a importância de um quadro técnico para fazer com que as ações aconteçam: “Realmente eu fico muito grato pelo carinho e ver que o trabalho está acontecendo e tendo resultados positivos, pois nós valorizamos um quadro técnico, com conhecimento nas áreas de atuação a frente das secretárias. Tenho certeza que esse modelo de governo pode dar muito mais frutos para Nova Friburgo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade