Oficina-Escola de Artes comemora atividades de férias e já programa espetáculo especial de fim de ano

quinta-feira, 11 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Oficina-Escola de Artes comemora atividades de férias e já programa espetáculo especial de fim de ano
Oficina-Escola de Artes comemora atividades de férias e já programa espetáculo especial de fim de ano

Henrique Amorim

Nas férias escolares de meio de ano, muitos alunos dos cerca de 30 variados cursos oferecidos gratuitamente pela Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo — órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura — não pararam para descansar. Pelo contrário. Aproveitaram o recesso para se aperfeiçoar no aprendizado de dança, teatro, arte circense, canto coral e na prática de instrumentos de sopro e percussão, levar amigos e familiares para terem contato com a arte, e o melhor: apresentar-se para o público. Durante as duas semanas de férias escolares a Oficina-Escola permaneceu aberta oferecendo cursos rápidos, aulas públicas e até mesmo exibições de filmes infantis com direito a distribuição de pipoca fazendo a alegria da garotada que pôde assistir a filmes de sucesso de bilheteria como o recente “Rio”, de graça, no auditório da Oficina-Escola.

Na sala de concertos da Casa da Cultura (antigo fórum da Praça Getúlio Vargas), a música clássica, erudita e popular também embalou jovens de todas as idades em apresentações especiais e encontros de corais que integraram ainda parte da programação oficial do Festival de Inverno de Nova Friburgo. Tudo com entrada franca e participação não só dos pais e amigos dos alunos, mas também da população. A Oficina-Escola também fez arte nas ruas com interferências no espaço urbano com mostras de dança e arte circense na praça chamando a atenção de quem passava para o contorcionismo, os malabares e o alegre multicolorido dos alunos. A enfermeira aposentada Marinete Cunha Campos parou para ver a mostra de circo e se encantou. “Estava com pressa, mas por alguns instantes voltei a ser criança ao ver a habilidade dos alunos e lembrar da minha infância quando me divertia nos circos mambembes”, comentou.

“Foi muito interessante observar as famílias participando das nossas atividades, pais assistindo a filmes com os filhos e prestigiando ainda as oficinas de artesanato. Foi lindo e emocionante ver alunos com deficiência visual tocando teclado e cantando em corais”, observou a diretora da Oficina-Escola, que reúne ao todo 608 alunos da rede pública matriculados, Marlene Moreira, que destaca ainda o apoio do secretário de Cultura de Nova Friburgo, Roosevelt Concy, e sua subsecretária e também coordenadora dos Pontos de Cultura do município, Merilandy Schitino, que desenvolveram as oficinas de férias e prestigiaram muitas das atividades com os alunos da Oficina-Escola de Artes.

Os alunos de dança, por exemplo, fizeram apresentações especiais na Praça Dermeval Barbosa Moreira (ainda no primeiro semestre); num domingo foi a vez dos corais infanto-juvenil tanto da Oficina, como do Ponto de Cultura de Olaria, de jovens e convidados promoverem um domingo de muita música na sala de concertos que cedeu espaço também para a mostra de novos talentos do teclado e violão. No último fim de semana de julho, o coral de jovens da Oficina-Escola de Artes representou Nova Friburgo no encontro de corais promovido em Saquarema, na Região dos Lagos. A série de apresentações especiais terminou na última segunda-feira, 8, com os alunos dos cursos de instrumentos de sopro da Oficina-Escola de Artes que emocionaram o público com clássicos eruditos e canções populares.

Espetáculo promete emocionar o público com mais de 40 músicos

O fim do ano ainda está um pouco longe, mas na Oficina-Escola de Artes todas as atenções começam a ser voltadas para dezembro quando será apresentado, provavelmente, no Teatro Municipal e também num espaço público ainda a definir o espetáculo “Os três reis”, baseado na obra de Rubem Alves. Para montá-lo serão aproveitados alunos de todos os 30 cursos da Oficina-Escola de Artes com pelo menos 42 músicos ao vivo, reunindo alunos dos cursos de canto coral e oficinas de instrumentos de sopro, violão e teclado. De acordo com a diretora Marlene Moreira, também terão participação os alunos dos cursos de dança e teatro. “Será uma grande festa de fim de ano demonstrando a total sintonia dos cursos com seus alunos e professores que certamente irão encantar a todos”, prevê a diretora, já programando a grade de ensaios e o engajamento de toda a equipe no megaprojeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade