Oferta Turística: Nova Friburgo recebe pesquisa de campo para formulação de inventário

Levantamento de dados ajudará no planejamento público para desenvolvimento do setor
domingo, 15 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Praça do Suspiro (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA/Lúcio César Pereira)
Praça do Suspiro (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA/Lúcio César Pereira)

Entre os próximos dias 17 a 31 de maio, pesquisadores farão uma análise de quatro segmentos que englobam o turismo em Nova Friburgo. A atividade faz parte do Inventário da Oferta Turística, projeto que compõe o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/RJ) e busca realizar um levantamento, identificação e registro dos atrativos de municípios como base de informações para uma melhor gestão e consequentemente o fomento da atividade turística em todas as localidades envolvidas. Ao todo, 23 cidades integram o inventário.

Além de gerar dados importantes para o governo municipal, o objetivo é que o resultado final dessa pesquisa sirva de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores. As informações que devem ser coletadas no inventário foi definida pela Organização Mundial do Turismo (OMT). Executado pelo governo estadual, o programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo.

De acordo com o  subcoordenador do Inventário da oferta turística Eduardo Vilela, Nova Friburgo foi escolhida para participar do projeto por ser uma das indutoras do turismo no estado. “Nova Friburgo está na região Serra Verde Imperial, uma das 6 regiões contempladas”, afirmou Eduardo.

Uma pesquisa preliminar de observação com levantamento dos atrativos existentes em cada município já foi realizada. Nesta próxima fase, as apurações serão feitas em campo, por 18 alunos do CEFET de Nova Friburgo. Os 4 segmentos​ analisados serão: atrativos naturais, culturais, meios de hospedagem e gastronomia. As coletas de dados ​serão feitas através de questionários estruturados de pesquisa, realizada com tablets. O resultado final promete ser um marco para o setor em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade