O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS), Antônio Alves, estiveram presentes no dia 12 passado à solenidade de premiação do 3º Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no Sistema Único de Saúde, realizada em Brasília, durante o XXV Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A terceira edição do Prêmio Sérgio Arouca, criado em 2005, recebeu a inscrição de 190 participações e selecionou 31 trabalhos acadêmicos e experiências exitosas.
O trabalho da odontóloga da Unidade Básica de Saúde da Família de Varginha, Penha Faria, ficou entre os 15 trabalhos classificados na categoria artigos acadêmicos e ela recebeu das mãos da diretora do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa, Ana Costa, a menção honrosa por sua participação.
O prêmio, produzido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do MS, foi criado com a intenção de homenagear o ex-deputado e médico sanitarista Antônio Sérgio da Silva Arouca, considerado um dos mais importantes protagonistas da saúde pública brasileira, coordenador da histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde (cujas conclusões prevalecem até hoje) e o primeiro titular da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
A PROFISSIONAL PREMIADA – A odontóloga Penha Faria da Cunha tem 42 anos e 20 de profissão. Natural da cidade do Rio de Janeiro, ingressou na rede pública municipal de Nova Friburgo pelo concurso de 2007 e desde agosto de 2008 atua na UBS da Família de Varginha. Ela apresentou seu artigo acadêmico sobre o tema do certame com o título Avanços e desafios para legitimação do SUS – experiências do‘SUS que dá certo’, baseado em sua experiência profissional e muita pesquisa.
Penha foi a Brasília com todas as despesas pagas pelo concurso para receber sua menção honrosa do MS. Seu trabalho será publicado em um livro, fruto da coletânea dos trabalhos vencedores, que deverá estar pronto até o final de julho próximo.
Feliz com o prêmio, por ter sua experiência profissional valorizada, Penha faz questão de frisar que realmente acredita no SUS. Ela pretende aprimorar-se cada vez mais e tem como meta participar do certame no próximo ano na parte de experiências exitosas, trabalho que já está preparando juntamente com a equipe da UBS da Família de Varginha.
Deixe o seu comentário