O Ministério das Cidades anunciou na segunda-feira, 15, o adiamento por mais 90 dias da entrada em vigor da obrigatoriedade de uso do extintor de incêndio do tipo ABC ns veículos automotivos. O prazo terminaria em 1º de julho, mas a pasta pediu ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) novo adiamento. O motivo é a falta do produto nas lojas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai publicar resolução informando a nova data para a exigência valer.
A mudança do modelo de extintor foi determinada porque o tipo ABC é considerado mais eficiente. Ele pode apagar fogo em materiais sólidos, como pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos, além de elétricos energizados, como bateria e iação elétrica e combustíveis líquidos.
A obrigatoriedade de uso do novo equipamento, que deveria ter entrado em vigor em 1º de janeiro, foi adiada primeiramente para abril e depois para 1º de julho, sempre por falta do produto. Quando ela entrar em vigor, quem for flagrado sem ele será multado em R$ 127,69 e punido com cinco pontos na carteira de motorista.
Deixe o seu comentário