(SECOM) - As obras para reorganização do sistema viário na Praça Marcílio Dias, Paissandu, serão iniciadas nesta segunda-feira, 27. A intervenção é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a concessionária Rota 116, com intermediação da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), sendo considerada fundamental para os projetos de melhoria do tráfego de veículos no município. Agentes da Autran estarão no local no período das obras, reforçando o trabalho de orientação aos motoristas.
Hoje o local é um dos pontos críticos de retenções do trânsito, com reflexos em toda a área central da cidade e bairros vizinhos. As alterações garantirão maior fluidez do tráfego, pois haverá somente um sinal de trânsito em toda a rotatória. As primeiras intervenções ocorrerão no acesso à Comendador Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco), com o corte do canteiro junto à pista da rotatória e acerto do meio-fio, a fim de implantar uma nova geometria das vias, que serão alargadas. O sinal de trânsito naquele ponto será tipo botoeira - para os pedestres poderem acioná-lo quando quiserem atravessar a rua.
Imediatamente após o término de tais obras, as ruas do Arco e Leuenroth sofrerão inversão de mão. O sinal existente em frente à Rua Leuenroth será deslocado para o início da subida do Viaduto Governador Geremias de Mattos Fontes, sentido Perissê, para a travessia de pedestres. Nesta primeira fase não haverá inversão de mão na Rua Pastor Meyer (entre o Paissandu e a saída da Rua Trajano de Almeida).
As vagas de estacionamento hoje existentes no local, em sistema de espinha de peixe, passarão a ser longitudinais (paralelas ao meio-fio), a fim de abrir mais espaço para o fluxo de veículos. O entorno da Praça Marcílio Dias também será incluído no projeto do estacionamento rotativo a ser implantado pela Autran nas principais ruas do Centro, a pedido dos comerciantes da área. Desta forma, a redução de vagas por conta do estacionamento longitudinal na prática não será sentida, já que haverá maior rotatividade dos veículos.
Segundo o superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, as mudanças estruturais na Praça Marcílio Dias serão fundamentais para melhorar o fluxo de veículos em toda a cidade. “Desde o início do governo estamos realizando pequenas intervenções e executando projetos simples, mas que têm surtido efeito. E as obras na Marcílio Dias terão um impacto positivo e considerável no trânsito”, garantiu.
Deixe o seu comentário