Com a conclusão das obras de revitalização prevista para outubro, a Praça do Suspiro já está ficando com nova identidade. Desde o final do mês de março, o local está passando por uma reforma geral, e já tem aproximadamente 40% de toda a mudança finalizada. O projeto, assinado pelo arquiteto e secretário municipal de Habitação e Urbanismo, Luiz Cláudio Ferreira, objetiva a reformulação total do local, que revigorará toda aquela área turística.
As melhorias que beneficiarão os turistas e, sobretudo, os friburguenses, já são visíveis. Está pronto boa parte do piso - que foi totalmente refeito e recebeu detalhes de pedras portuguesas. Também foi construído um pequeno lago, revestido com pastilhas, próximo ao teleférico, baias com fossa, filtro e bebedouros para os cavalos, novas muretas, além de um estacionamento, que teve a sua localização alterada para uma das laterais da praça. Ainda constam no projeto nova iluminação pública e paisagismo.
De acordo com o arquiteto César Jassuí, da Secretaria municipal de Obras e responsável pela fiscalização dos trabalhos no Suspiro, “as obras estão dentro do cronograma previsto”. Ainda conforme o projeto original, o outro lado da praça onde funcionam algumas lojas e restaurantes também será beneficiado com as obras de revitalização, facilitando o acesso de turistas ao local.
Barraquinha prejudica transeuntes
em calçada da Praça do Suspiro
A Praça do Suspiro passa por obras de revitalização, que já começam a mostrar um pouco como ficará um dos mais visitados recantos da cidade. Mas, para que a obra fosse feita, uma barraquinha de lanches teve que ser remanejada para a calçada do antigo casarão, já demolido, próximo à Fonte do Suspiro. A atual localização da barraquinha atrapalha o livre trânsito dos pedestres, principalmente mães com carrinhos de crianças, deficientes físicos e idosos ou qualquer outro transeunte, pois toma todo o passeio e os carros estacionam em frente, deixando pouco espaço para as pessoas passarem.
A barraquinha de lanches só funciona nos fins de semana, mas o incômodo é diário. Ninguém quer que a dona da barraquinha seja prejudicada, mas a situação não pode continuar como está. Por isso os usuários da Praça do Suspiro apelam às autoridades para que tomem providências, arranjando outro local para a barraquinha funcionar sem prejudicar quem passa pelo local.
Deixe o seu comentário