Obras do hospital do câncer em Nova Friburgo devem ser iniciadas no segundo semestre

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou na sexta-feira, 17, que o governo do estado implantará um novo hospital para tratamento de pacientes com câncer em Nova Friburgo. Esta é mais uma conquista do subsecretário de Reconstrução da Região Serrana, Affonso Monnerat, e do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana (Cis-Serra), o prefeito de Bom Jardim, Paulo Barros, que pleitearam junto ao governador Sérgio Cabral o centro de saúde para atender à região. O objetivo é que a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) inicie as obras de reforma e construção já no segundo semestre deste ano, para inaugurar a unidade no primeiro semestre de 2014.

O projeto do Hospital de Oncologia em Nova Friburgo está sendo fechado e contará com a colaboração de Marcos Moraes, especialista no tratamento oncológico e presidente da Fundação do Câncer. “Teremos a parceria e a inteligência do Inca, por meio do médico Marcos Moraes, para oferecermos o que existe de mais moderno no tratamento oncológico para Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis e todos os municípios da região”, detalhou Côrtes em entrevista a uma emissora de rádio.

A unidade será montada onde antes funcionava o Hospital Silvestre. Como o nome já sugere, é um local arborizado, o que ajuda bastante no tratamento humanizado dos pacientes oncológicos, um objetivo da Secretaria de Estado de Saúde. “Vamos oferecer um tratamento com uma nova visão, multidisciplinar, em um local arborizado, bucólico, em um terreno grande, onde antes funcionava um spa. Teremos uma nova metodologia no atendimento ao câncer. Se necessário faremos fisioterapia ortopédica, neurológica e respiratória para auxiliar na recuperação dos pacientes”, disse.

Sérgio Côrtes afirmou ainda que o hospital não será utilizado no atendimento infantil. “O atendimento para crianças deve ser feito em unidades centralizadas. Esse serviço será feito a princípio pelo Inca, mas estamos negociando e provavelmente poderemos anunciar na semana que vem a oferta de um novo serviço de oncologia para crianças na cidade do Rio”, explicou.

O secretário também anunciou a construção de mais uma nova unidade de tratamento de câncer, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A Secretaria de Obras do Estado deve lançar o edital em cerca de dois meses para este hospital, que terá mais de 250 leitos para o tratamento de oncologia na Baixada. (Ana Amelia Mendes/fonte: www.rj.gov.br)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade