Obras deverão refrear alagamentos que já são comuns na Via Expressa

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Obras deverão refrear alagamentos que já são comuns na Via Expressa
Obras deverão refrear alagamentos que já são comuns na Via Expressa

Secretaria de Olaria, Cônego e Cascatinha trabalha para solucionar alagamento na Via Expressa

(SECOM) A Secretaria Municipal de Ação Integrada de Olaria, Cônego e Cascatinha está trabalhando em diversas ações pelos três bairros. Um dos problemas que está sendo trabalhando agora é a constante obstrução das caixas de passagem, que captam as águas pluviais, na Via Expressa, no parque de exposição.

Segundo o secretário de Olaria, Cônego e Cascatinha, Rafael Guimarães Rodrigues, esse é um problema crônico na Via Expressa. “São nove caixas de passagem para captação das águas pluviais, cinco localizadas no parque de exposição. Essas cinco caixas trabalham com areia e água o tempo todo e são fáceis de limpar, pois podem ser limpas com retroescavadeira. O grande problema está nas duas caixas que ficam na ciclovia, uma de cada lado e mais duas que ficam dentro do condomínio Parque das Magnólias. Essas caixas são pequenas e profundas e quando elas entopem fica muito difícil fazer a limpeza das mesmas”, informou o secretário.

Rafael Rodrigues disse ainda que a equipe da Secretaria de Olaria, Cônego e Cascatinha passou quase um mês limpando essas caixas (as pequenas) pois é um trabalho muito minucioso e manual mas, como o período de chuvas está intenso, as caixas de passagem estão obstruídas e a água estava invadindo a Via Expressa.

“Estamos construindo uma nova rede com cerca de 30 metros com manilhas de 60 cm para que, quando a última caixa do parque de exposição encher, essa nova rede funcione como uma forma de vertedouro, (chamado popularmente de ladrão), por onde sai o excesso de água para evitar o transbordamento. A água vai ser desviada para essa rede e não vai passar por dentro dos condomínios e também pela ciclovia. Essa água vai ser jogada diretamente para o rio”, declarou Rafael Rodrigues.

O secretario explicou também que a maior causa dos entupimentos é que a rede vem com um metro de largura e sofre um estrangulamento para 60 centímetros. A obstrução vem desde as caixas do condomínio até chegar às caixas maiores do parque de exposição. “O volume de obras é muito grande, mas, estamos com disposição para trabalhar e solucionar os problemas.

“O governo municipal, através do prefeito Sérgio Xavier, determinou a união de todas as secretarias, e as secretarias de Obras e de Olaria, Cônego e Cascatinha estão juntas em prol da nossa cidade. Em breve, estaremos anunciando mais uma parceria entre o poder público e a iniciativa para solucionar em definitivo esse problema da Via Expressa”, finalizou Rafael Rodrigues.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade