A Concessionária Águas de Nova Friburgo vem trabalhando incessantemente para que os friburguenses tenham saneamento básico de verdade e o tratamento que merecem. Neste mês de novembro, por exemplo, cerca de 15 obras estão sendo executadas simultaneamente. No momento mais de 12 bairros estão sendo contemplados com melhorias na rede de água e esgoto, além de melhorias nos macrossistemas de abastecimento da concessionária.
No centro da cidade, às margens do Rio Bengalas, estão sendo instalados os coletores de esgoto para que milhares de friburguenses sejam beneficiados com a Estação de Tratamento de Esgoto do Centro, que está sendo construída no Vale do Sol. Esta tubulação para coleta dos efluentes sanitários também está sendo instalada em Vila Amélia—e, em Belo Vista, parte da rede de coleta de esgotos está sendo substituída. Além disso, a empresa está realizando a limpeza preventiva em redes de esgoto em toda a cidade. O serviço objetiva preparar as galerias de esgoto para receber um fluxo maior de águas neste período de verão.
Na ETA Rio Grande de Cima, uma das principais Estações de Tratamento de Água do sistema de abastecimento da concessionária, colaboradores estão trabalhando no plantio de mudas de capim vetiver nas encostas da estação. O capim é um aliado contra os deslizamentos que podem vir a acontecer com as chuvas de verão e o esforço é para tornar a ETA menos vulnerável aos eventos climáticos.
As obras de instalação do reservatório de Solares II, São Pedro da Serra e Lumiar estão a todo vapor. Estas obras, extremamente estratégicas para o macroabastecimento do município, beneficiarão centenas de friburguenses com uma melhora significativa no abastecimento de água. Na altura de São Geraldo, as adutoras de 400 mm e 600 mm que levam água da ETA Rio Grande de Cima até os bairros abastecidos por ela estão sendo retiradas das áreas de risco e remanejadas para locais mais seguros.
Além de todas as obras citadas, a ETE de Campo do Coelho já está em pré-operação desde o dia 28 de outubro. A estação beneficiará cerca de dois mil habitantes e será inaugurada em breve pela concessionária e representantes do Inea.
Deixe o seu comentário