Uma obra de alargamento da rotatória na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e de um trecho da Avenida Julius Arp, sentido Olaria, causou retenção em toda a Avenida Galdino do Valle Filho, na manhã desta quarta-feira, 5. O congestionamento se estendeu até a Praça do Suspiro. Um fiscal de trânsito estava próximo ao semáforo da rotatória organizando o tráfego de veículos, que fluiu no sistema pare e siga até o início da tarde.
Pelo menos cinco funcionários da Secretaria de Obras (Seobras) trabalharam na diminuição de calçadas no canteiro onde está o relógio digital do Paissandu. Uma máquina e um caminhão foram usados para retirar o concreto das calçadas. A obra faz parte de uma série de medidas da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) para melhorar o fluxo de veículos na rotatória, um dos pontos mais complexos do trânsito em Nova Friburgo.
“Essa é uma das intervenções. Nós também estamos retirando um canteiro na descida do viaduto. Os motoristas que vêm de Olaria poderão passar pela Nilo Peçanha (atrás do Superpão) para chegar ao Centro por meio da Rua Leuenroth”, adiantou o subsecretário da Smomu, Roberto Bayer. Ele ainda disse que a sinalização semafórica também mudará na rotatória.
As intervenções no local começaram há alguns meses. Em abril, funcionários das duas secretarias, Seobras e Smomu, alargaram a Avenida Padre Roberto Saboia de Medeiros, em frente à Igreja Metodista. O prazo para o término dos serviços era de 15 a 20 dias, mas a obra só ficou pronta dois meses depois. O ponto de ônibus desativado há anos em frente à Praça Marcílio Dias também foi demolido em junho. No local, as faixas de rolamento foram alargadas, com a intenção de melhorar a fluidez do tráfego e facilitar o acesso à Avenida Julius Arp. A calçada, próxima ao antigo ponto, também passou por obras de revitalização, em frente ao restaurante Esquina 2.
Mas a principal mudança no trânsito da rotatória foi realizada em maio e se tornou uma polêmica na cidade. A Prefeitura de Nova Friburgo proibiu o embarque e desembarque de passageiros dos ônibus intermunicipais no Paissandu. A medida revoltou usuários do transporte que moram em outras cidades, mas que trabalham e estudam em Friburgo. Apesar da pressão social, o governo manteve a decisão e conseguiu reduzir a quantidade de ônibus que circulavam pela rotatória. Para amenizar a impopularidade causada pela proibição, o prefeito Rogério Cabral autorizou a implantação de três novos pontos para coletivos intermunicipais no centro da cidade.
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