Obra na Galeano das Neves dá nó no trânsito no Centro de Friburgo

Com poucos guardas, dia de caos carioca: motoristas chegam a levar 20 minutos para atravessar a Comte Bittencourt
segunda-feira, 18 de setembro de 2017
por Guilherme Alt

Os motoristas que se dirigiam ao Centro de Nova Friburgo nesta quinta-feira, 14, encontraram muitas dificuldades para se deslocar de carro e de ônibus. As obras da concessionária Águas de Nova Friburgo de reparo das galerias de esgoto complicaram demais o trânsito ao avançarem para o trecho final da Rua Coronel Galeano das Neves (lateral do Friburgo Shopping), interditando toda a via.

O trânsito ficou congestionado desde a Praça do Paissandu e por toda a extensão da Avenida Comte Bittencourt. O tempo médio para a travessia da avenida chegava a 20 minutos. Os carros que estavam no estacionamento do Friburgo Shopping tiveram que sair na contramão pela Rua José Eugenio Miller e dobrar na Rua Ernesto Brasílio, para fazer o retorno.

Nas redes sociais, motoristas reclamavam da falta de agentes de trânsito e de sinalização.

As obras que começaram na segunda-feira, 11, inicialmente deixaram o trecho mais próximo à Comte Bittencourt interditada, mas o resto da rua que termina na Praça Getúlio Vargas, até quarta-feira, 13, estava liberada para o trânsito de veículos. A partir desta quinta-feira, 14, no entanto, toda a rua foi fechada. A Galeano é importante por ser a via obrigatória de veículos que vêm da Comte de Bittencourt e desejam dobrar à esquerda, em direção à Praça do Suspiro.

De acordo com a concessionária Águas de Nova Friburgo, as galerias não recebiam serviços de manutenção há cerca de 60 anos, mas tudo está sendo realizado dentro do planejamento. A previsão é que o trecho inicial (próximo a Avenida Comte Bittencourt) seja liberado nesta sexta-feira, 15 e o trecho final, somente na próxima semana.

Após a conclusão das obras na Rua General Galeano das Neves, a próxima etapa será a interdição em meia pista da Praça Getúlio Vargas na altura da Pizzaria Califórnia até o Friburgo Shopping. O ponto de táxi será deslocado para o trecho que faz esquina com a Rua Ernesto Brasílio (rua do antigo Fórum) e não será permitido estacionar, para o trânsito fluir em meia pista.

Motoristas que estavam presos no engarrafamento se queixavam da ausência de agentes de trânsito para melhor orientar as pessoas no entorno das Ruas José Eugenio Miller, Ernesto Brasilio, Gaeiano das Neves e da Avenida Comte Bittencourt. 

Até a atualização desta reportagem, não houve retorno da Secretaria municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu)

Ônibus

As linhas da empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) que ligam o Centro ao Alto do Mozer, Alto de Olaria, Alto de Olaria (micro), Cascatinha, Catarcione, Felipe Camarão, Perissê, Sítio São Luiz e Vargem Grande/Granja do Céu tiveram seus itinerários alterados enquanto durarem as obras. Esses ônibus não farão ponto final na Estação Livre (antiga rodoviária urbana), na Praça Getúlio Vargas, e sim passarão pela Rua Dante Laginestra, com parada para embarque e desembarque no ponto da Praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Banco do Brasil. A alteração deverá ser mantida por pelo menos duas semanas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade