Desde outubro do ano passado, o Córrego dos Afonsos é alvo de obras que devem acabar com as inundações provocadas por chuvas fortes na região dos loteamentos Belmont e Lagoa Seca, no distrito de Conselheiro Paulino. Essa é a expectativa da Prefeitura de Nova Friburgo, que em parceria com o governo do Estado, por meio do Programa Somando Forças, financia o empreendimento.
Segundo o governo municipal, a calha do córrego foi ampliada e protegida por muros de gabião. Também foi construída uma galeria de mais de dois metros de diâmetro, por baixo da RJ-148 (Nova Friburgo-Carmo), que triplicou a capacidade de escoamento das águas do córrego no Rio Bengalas.
O Córrego dos Afonsos passa pelos prédios do condomínio residencial Terra Nova e do centro comercial e industrial próximo ao loteamento Belmonte. A obra tem cerca de 700 metros de extensão e culmina numa imensa galeria em construção, de quatro metros de altura por três metros de largura, na Rua Doutor Barcelos com a Rua Eugênia de Almeida Maia.
“Antes, apenas dois bueiros e uma galeria de um metro de diâmetro captavam as águas provenientes do córrego”, disse o engenheiro Marcus Vinícius Thurler, do Consórcio Córrego dos Afonsos.
A construção do parque pluvial é realizada pelas construtoras Silthur e Alfa. Os serviços devem durar pelo menos seis meses e custarão cerca de R$ 14 milhões aos cofres do município e do governo do Estado.
Deixe o seu comentário