O artista plástico friburguense Marcelo Auad é autodidata e desde cedo se interessou por tintas e pincéis. Ainda bem jovem abriu seu ateliê em São Pedro da Serra, e ao longo de 30 anos de carreira fez várias exposições entre Friburgo e Rio. Na quinta-feira, 4, Marcelo inaugurou nova exposição — “Jardim Elétrico” — na Usina Cultural Energisa, com 15 telas originais, inspirada no “velho e bom disco Jardim Elétrico dos Mutantes, mais psicodélico impossível”, comentou.
Suas influências vêm de civilizações antigas — Egito, China —, além da força da arte e cultura mexicanas. Marcelo trabalha com tinta acrílica, experimentando texturas e relevos sobre tela. Gosta de pesquisar e testar a mistura de cores. “Curto fazer uma ‘salada’ tecnicolor, e acho que sou bom nisso, porque o resultado é sempre muito elogiado”, conta, sem falsa modéstia.
Quanto à inspiração, ele revela que é fã dos Mutantes e que curte particularmente o álbum Jardim Elétrico. “Adoro música e a dos Mutantes é muito inspiradora. Não poderia deixar passar a oportunidade de reunir em meu trabalho duas das manifestações culturais que mais admiro como expressão artística do ser humano, que é a música e as artes plásticas”, diz.
O pintor acredita que se fosse música, sua obra poderia ser definida, e sentida, desde o soul ao rock’n’roll, resvalando, naturalmente, pela tropicália, pelo inevitável impacto visual que causa aos olhares atentos e menos avisados.
Marcelo Auad tem 47 anos, pinta desde os oito, e aos 30 de idade se instalou no então bucólico e ainda pouco frequentado distrito de São Pedro da Serra. “Foi onde montei meu ateliê e transformei em cores a vida em preto e branco dos pacatos moradores”, relembra. Lá, ele reúne suas obras, atrai turistas, encanta os moradores e conquista o respeito de todos que conhecem o seu trabalho, que destacam a proposta de suas pinturas sobre culturas milenares. E muito de seu sucesso se deve ao estilo mexicano, de traços vigorosos.
O Ateliê Auad abre para visitação nos fins de semana e algumas telas podem ser conferidas no Corsário-Restaurante, Bar e Jardim, também em São Pedro da Serra, patrocinador da exposição na Usina Cultural Energisa que fica na Praça Getúlio Vargas 55, Centro. Visitação de terça-feira a sábado, das 13h às 18h, até o próximo dia 27.
Deixe o seu comentário