As obras de ampliação do Hospital Municipal Raul Sertã foram tema de encontro entre Renato Bravo e prefeitos da região. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 21, no gabinete de Bravo. O objetivo, de acordo com o governo municipal, foi tentar angariar apoio dos representantes desses municípios para garantir a continuidade das intervenções na unidade de saúde.
Durante o encontro, Bravo coletou assinaturas dos demais chefes dos Executivos dos municípios vizinhos em uma carta endereçada ao ministro da Saúde, Ricardo Barros. O documento solicita diretamente o apoio de Barros às obras de ampliação do Hospital Municipal Raul Sertã. A unidade é referência no Centro-Norte fluminense e é responsável pelo atendimento de milhares de pessoas, tanto de Nova Friburgo como de pacientes de toda a região.
Ao todo, 11 municípios foram representados. São eles: Bom Jardim; Cachoeiras de Macacu; Carmo; Cantagalo; Cordeiro; Duas Barras; Macuco; Santa Maria Madalena; São Sebastião do Alto; Sumidouro e Trajano de Moraes. Ainda de acordo com Renato Bravo, os prefeitos desses municípios participaram da reunião por considerarem o Raul Sertã um hospital extremamente importante aos pacientes da região, já que é o único a realizar atendimento em trauma, neurocirurgia, ortopedia e vascular.
"Considerando a urgente necessidade que temos de ampliar o hospital, que atende os nossos munícipes e também pacientes de outros municípios, é de fundamental importância buscar esse apoio dos demais prefeitos para solicitar auxílio junto ao órgão federal, no que diz respeito à reforma da unidade”, frisou o chefe do Executivo friburguense, Renato Bravo.
O encontro ainda contou com a presença da secretária da pasta, Suzane Menezes. “Tal apoio será fundamental para a conclusão dos três mil metros quadrados da obra que já está sendo realizada, assim como para a compra de equipamentos e informatização, além de outras aquisições importantes”, afirmou ela.
Intervenções em andamento
Há cerca de dois meses, a prefeitura anunciou o início das tão aguardadas obras de ampliação do Raul Sertã. Com previsão de conclusão em 90 dias, as intervenções incluem a construção de uma sala de acolhimento e classificação de risco no Centro de Tratamento de Urgência (CTU), recomendada pelos ministérios Público Federal e da Saúde. Com o novo espaço, a prefeitura espera implantar uma triagem no atendimento de emergência.
Ainda segundo o governo municipal, no local que antes abrigava o setor de ortopedia serão instalados 30 novos leitos. Além disso, a recepção passará por uma restauração e uma nova lavanderia será entregue à unidade. Para a realização das obras, a prefeitura informou em outubro que algumas mudanças no fluxo de atendimento seriam necessárias. Segundo a direção do Hospital Municipal Raul Sertã “a iniciativa poderá causar algum transtorno aos pacientes, mas, o trabalho visa promover benefícios incalculáveis a toda população”.
Ainda em outubro, o município informou que paralelamente às obras de ampliação, outras intervenções serão executadas, como a criação de um abrigo para depósito de lixo hospitalar, além de uma parceria público-privada para possibilitar a reforma de outros 60 leitos.
Deixe o seu comentário