Obra dá nó em trânsito no Centro de Friburgo

Interdição no trecho da Praça Dermeval Barbosa Moreira gerou grandes congestionamentos na manhã de segunda
segunda-feira, 08 de abril de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
O trecho interditadopela manhã (Fotos: Henrique Pinheiro)
O trecho interditadopela manhã (Fotos: Henrique Pinheiro)

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) interditou uma das pistas da Praça Dermeval Barbosa Moreira, na manhã desta segunda-feira, 8, para a realização de obras de travessia da rede de água que vai abastecer o chafariz do Centro de Turismo. O serviço foi realizado pela concessionária Águas de Nova Friburgo. Apesar da obra ter ocorrido no horário que o comércio adota a Semana Inglesa (abertura das lojas às segundas-feiras, a partir das 13h), o trânsito no local ficou tumultuado em alguns momentos e houve congestionamento.

Sobre a obra, a Águas de Nova Friburgo informou que, a pedido da Secretaria de Turismo, estruturou o redimensionamento do ramal que abastece o chafariz da praça. No entanto, para a realização do serviço, o trecho entre as ruas Farinha Filho e Monsenhor José Antônio Teixeira (antiga Rua São João) precisou ser fechado, ficando impedido o tráfego de veículos das 7h às 9h, quando a equipe finalizou a passagem dos canos pela rua e concentrou o trabalho nas calçadas, até sua conclusão por volta das 12h.

Durante a interdição, os veículos, inclusive os ônibus que circulam pelo centro, foram desviados para a pista do lado ímpar da Praça Dermeval (em frente ao Instituto de Educação - Ienf) para, então acessarem a Avenida Alberto Braune e a Rua Monte Líbano, o que acabou gerando retenções, já que o acesso para a avenida é mais estreito naquela parte da via.

Chafariz deve voltar a ser acionado em breve

Segundo a prefeitura, a ação se fez necessária para o reparo da travessia da rede de água que abastece o chafariz, com intuito de promover o aumento da vazão, uma vez que o acionamento do equipamento era muito lento, demorando muito para encher e esvaziar, o que, de acordo com a administração, atrapalhava muito o serviço de manutenção e limpeza do chafariz. Ainda de acordo com a prefeitura, com a conclusão da obra ainda nesta segunda-feira, em breve o chafariz voltará a funcionar de forma plena.

Antes de ser reformado em 2016, o chafariz da Praça Dermeval Barbosa Moreira permaneceu desativado por alguns anos, devido a um defeito na bomba d’água. O local, que é palco dos principais shows e eventos da cidade, é ainda um dos seus cartões postais e a expectativa é de que com o acionamento do chafariz o espelho d’água existente também volte a ter shows de luzes e efeitos especiais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade