Nem todos conseguem (ou querem) tirar férias no meio do ano, em pleno inverno. Muitos optam pelo verão, principalmente por causa das festas de fim de ano e das praias. Mas curtir uns dias de frio num belo lugar é especial. E marcante. No Brasil temos roteiros tradicionais, como a Serra Gaúcha, Campos do Jordão e, é claro, a Região Serrana, da qual Nova Friburgo faz parte. Lareiras, foundes e roupas de lã e couro, agregados aos tradicionais festivais de inverno promovidos por muitas dessas cidades, dão um charme especial a esses locais.
Ir para fora do país também é uma boa. Considerando-se que o hemisfério norte está em pleno verão, quem quer curtir o frio tem mesmo é que ficar "do lado debaixo do Equador”. Mais baratas e sem necessitar de passaporte, várias cidades da América do Sul se tornam o destino nessa época do ano, inclusive as estações de esqui, que são sempre procuradas por quem curte esse esporte – mesmo que seja só para assistir.
Mas para aqueles que querem fugir do frio, há roteiros bem interessantes também, tanto no Brasil como no exterior. Há 32 anos no mercado, Miriam Costa de Almeida conta que a procura por lugares já consagrados sempre é grande, mas que a procura por pacotes menos tradicionais – como o chamado Capitais Imperiais – tem crescido bastante. "Se programando com antecedência, qualquer lugar é possível”, afirma a empresária.
Roteiros da moda e dicas para viagens no inverno
A cada dia que passa, mais brasileiros descobrem como é bom viajar. Em qualquer época do ano. Segundo a empresária Miram Costa de Almeida, proprietária da agência de viagens Onda Verde, existem os destinos tradicionais, os da moda e os que, surpreendentemente, haviam sido "esquecidos” e retornam à lista dos mais procurados.
"Sem dúvida, no inverno, há uma grande procura para pacotes para Campos do Jordão e Serra Gaúcha, que começa em Gramado, mas com passeios em Nova Petrópolis, Canelas e circuito do vinho, que inclui Bento Gonçalves e Caxias do Sul”, conta Miriam. "Quem quer curtir o frio também escolhe Treze Tílias e São Joaquim em Santa Catarina. Na Argentina, Bariloche ainda é muito procurado nesta época. No Chile as estações de esqui Vale Nevada e Chilan, essa última também famosa por suas águas termais. Mas a cada ano somos surpreendidos com novos roteiros ou com alguns que já não estavam sendo procurados. Caldas Novas, por exemplo, tem oscilações. Mas este ano voltou a ser muito procurada, provavelmente porque está com várias novidades. Eles investiram bastante. Além disso, a temperatura de lá é agradável nesta época do ano e não chove”, diz a empresária.
Miriam destaca também Foz do Iguaçu como outro destino que voltou a ser bem procurado este ano. "Choveu bastante lá, o que faz com que as cachoeiras estejam muito bonitas, com muita água. E abriu um outlet, nos moldes dos que encontramos nos Estados Unidos, com muitas marcas famosas, então as pessoas estão correndo para lá. Tem ainda o Peru, com a sua Festa do Sol. Lá também não é época de chuva, o que facilita as caminhadas para explorar a bela e rica cultura e história do país.”
Apesar de ser comum a cada ano um local virar moda principalmente quando são retratados em novelas de TV, Miriam afirma que o boca a boca ainda é a melhor meio de um lugar se tornar alvo de visita de muitas pessoas. "O turista brasileiro mudou muito. Ele pesquisa, conhece mais as coisas e aí passa para amigos e parentes. Grande parte escolhe um destino por causa do depoimento de alguém próximo. A ‘coqueluche’ agora, por exemplo, são as Capitais Imperiais, que inclui, entre outras cidades, Berlim, Breden, Viena e Budapeste. As pessoas têm se atraído pelo peso histórico e beleza que esta parte da Europa tem, os prédio, os monumentos, a reconstrução pós-Segunda Guerra.”
Viajar sem medo
Algumas pessoas ainda têm receio de viajar para o exterior, seja por não falar o idioma local, seja por não conhecer a cidade e nenhum morador. Pode ser também o medo do custo da viagem. Não realizar o sonho de conhecer um determinado local, só por causa desses temores, pode ser muito pior.
Segundo Miriam, a grande presença de brasileiros pelo mundo tem feito com que as empresas do segmento turístico de vários países têm investido em profissionais que falam português. "Já temos diversos pacotes cujos guias falam a nossa língua. Muitos estabelecimentos lá fora também já perceberam que nós gostamos de viajar”, ressalta Miriam.
Ela afirma também que os custos de uma viagem estão bem mais acessíveis, e que o fundamental é se programar. "Existem ótimas opções de parcelamento hoje em dia. Não é só uma questão de dinheiro, mas de planejamento. Tenho um cliente que é vigia noturno e faz viagens lindas. Ele se programa, vai pagando, e nas férias vai realizando o sonho de conhecer vários locais. Viajar é possível, sim”, garante a empresária.
Para evitar que o sonho se torne um pesadelo, ela dá alguns conselhos. O primeiro é a contratação de um seguro-viagem, que vale pelo custo-benefício. "Em alguns países o turista só entra com esse seguro, mas recomendamos aos nossos clientes não viajem sem eles, mesmo que a viagem seja dentro do Brasil. E não é só pelo atendimento médico, caso necessário, mas pelo conjunto de benefícios que ele proporciona. E é um valor tão baixo, que não vale a pena arriscar a, por exemplo, se sentir mal fora de casa, sem saber a quem procurar e ainda gastar um dinheiro que não estava no orçamento.”
Miriam fala ainda sobre as vantagens de se procurar uma agência de viagens: "Temos conhecimentos necessários para realizar a viagem desejada pelo cliente, para que ele possa viajar tranquilo, confortável, seguro. Certas economias acabam se tornando um problema. Um hotel mal localizado, por exemplo. O que a pessoa economiza por ele ser mais barato, acaba gastando com transporte. Sem contar o tempo que se perde e que o custo das passagens de táxi ou transportes urbanos é à vista e na moeda local. Isso serve também para vários outros serviços que podem garantir que a viagem realize, ou não, o sonho da pessoa”, ressalta a proprietária da Onda Verde.
Bariloche: sempre muito procurada
Budapeste e......Berlim
As "Capitais Imperiais” vêm sendo muito procuradas
Deixe o seu comentário