Neste mês de outubro, o Sesc desenvolve diversas atividades voltadas ao meio ambiente e às estrelas. A intenção é fomentar, através destas atividades, questões de responsabilidade e preservação ambiental durante a programação, que começa neste dia 8, às 9h, com a palestra Horta Verde, que apresentará e identificará os temperos e as ervas medicinais, sua diversidade e importância no ambiente e saúde. No dia 15, também às 9h, é hora de aprender a preparar e cultivar sementes e mudas para, finalmente, realizar o plantio dos temperos e das ervas nos canteiros da denominada Horta Verde.
No dia 16, às 14h, acontecerá vernissage da exposição Paisagens Cósmicas, composta por 40 banners com imagens do universo. Também a partir do dia 16, e até o dia 31, ocorre a exibição do documentário De olho no céu. Produzido pela IAU, o filme tem uma hora de duração e é dividido em sete temas principais (Novas visões do céu, Maior é melhor, Tecnologia de Resgate, Da Prata ao Silício, Vendo o Invisível, Além da Terra e Qual o próximo passo?), com texto narrado, comentários de especialistas e diversos elementos visuais, como animações, simulações computadorizadas, resultados científicos e observações.
No dia 18 a pedida será caminhada junto à Cascata Conde D’Eu, em Sumidouro, mas quem quiser participar deve agendar com antecedência. No dia 22 o Planetário Móvel, uma grande cúpula inflável onde imagens do céu noturno são projetadas, apresentará os movimentos celestes. O planetário atenderá em oito sessões, com duração média de 45 minutos cada, e capacidade máxima de 70 alunos por vez, precisando também ser agendada a visita. Os alunos experimentarão a simulação de movimentos radicais, dando a impressão de que realmente estão atravessando o espaço interrestelar.
No dia 24, ainda falando sobre estrelas, uma palestra com o professor e astrofotógrafo José Carlos Diniz, atual presidente do Clube de Astronomia de Nova Friburgo, abordará noções de movimento do sol, dos planetas, da lua, além de identificação do céu nas diferentes épocas do ano, bem como uma visão da astronomia contemporânea. Também no dia 24 uma sessão de observação noturna será realizada, com identificação de estrelas e constelações a olho nu e com o auxílio de telescópios e lunetas. No dia 29, roda de conversa com o tema Chás e prosas, uma oficina de condições de armazenamento e manejo de plantas, seguida de degustação de chás preparados com os temperos e ervas medicinais cultivados.
Deixe o seu comentário