Texto curto de Dias Gomes, O Túnel foi levado aos palcos pela primeira vez em novembro passado, durante a Festa Internacional de Teatro de Angra (Fita), onde culminou numa explosão de aplausos de uma plateia que se encontrava de pé. A peça poderá ser conferida nesta quarta e quinta-feira, 16 e 17, no Teatro Sania Cosmelli, às 20h em ambos os dias, encerrando as atividades culturais deste ano do Colégio Nossa Senhora das Dores (CNSD). Ingressos a R$ 10 e R$ 20.
Trabalho menos conhecido do autor de O Pagador de Promessas, O Bem Amado e Roque Santeiro, o espetáculo é ambientado num túnel de ligação que engarrafa repentinamente, deixando os motoristas presos, obrigando-os a conviver uns com os outros durante algumas horas. O Túnel conta com os atores Pedro Pires, Rafael D’Avila, Maria Clara Wermelinger, Vinícius Cattani, Rodolfo Cattani e Gustavo Paso, que também assina a adaptação e direção do espetáculo, produzido pela Cia. Teatro Epigenia, da qual também é diretor.
Os créditos do texto, no entanto, não vão apenas para Dias Gomes: Par Lagervitz também é creditado por ter escrito uma peça homônima, descoberta durante o período de pesquisas da companhia teatral, que também trata de trazer à tona um universo absurdo; assim, ambas as peças se comunicam de forma especial, complementando-se segundo a adaptação feita por Paso, que em 2007 emplacou com o espetáculo Ariano, em homenagem a Ariano Suassuna, eleito pela revista Bravo! como um dos melhores espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo, além de receber no Rio de Janeiro o O Globo Indica. Em 2008 ele repetiu o sucesso com Alzira Power, do poeta Antonio Bivar.
Seu novo trabalho, O Túnel, breve farsa alegórica escrita em 1968, ocupa posição singular no conjunto da obra de Dias Gomes, com pouco mais de uma hora de duração, revelando algumas facetas do pensamento e da trajetória dramatúrgica do autor, que não se evidenciam tão claramente em outras peças mais conhecidas. 14 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis)
Deixe o seu comentário