“O realejo de Paris” movimenta escadarias da Casa da Cultura

sexta-feira, 26 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra
“O realejo de Paris” movimenta escadarias da Casa da Cultura
“O realejo de Paris” movimenta escadarias da Casa da Cultura

Bruno Pedretti

O evento musical promovido pela Secretaria de Cultura e Aliança Francesa movimentou as escadarias da Casa da Cultura (antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas), na quarta-feira, 24. O espetáculo, comandado pelo francês Jean Marie Olive, trouxe a Nova Friburgo a limonaire a manivela de 1903, que reproduz o som de canções populares da França, relembrando as cenas de Paris dos anos 20 a 50 do século XX.

O objetivo da programação foi apresentar a música francesa à população friburguense. A diretora da Aliança Francesa, Annette, já havia promovido espetáculos do artista em outros locais em Nova Friburgo, como na própria Aliança e no Educandário Miosótis. O artista francês mora no Brasil, mais precisamente em Porto Seguro, e faz turnês pelo mundo com o seu instrumento, um tanto curioso e diferente.

Jean Marie toca realejo há 37 anos e roda o mundo com sua boa música. Cerca de 900 espetáculos já foram realizados pelo francês. Durante a Copa do Mundo Jean fará apresentações em Joanesburgo, África do Sul, onde ficará hospedada a seleção da França durante a competição. O instrumento que o francês toca com maestria é uma caixa de música, na qual se insere um cartão em papel perfurado, que origina sons lembrando os carrosséis de parques de diversão.

O simpático francês ressaltou o clima agradável que encontrou ao chegar a Nova Friburgo. Jean ficou encantado com o povo friburguense que, segundo ele, “é muito próximo do artista”, e agradeceu a todos que o assistiram nas escadarias do antigo fórum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade