“Numa época onde muitos estão apontando para uma ruptura na discussão civil produtiva, e quando a própria ideia de verdade está cada vez mais sendo questionada, o rádio está em uma posição privilegiada para unir as comunidades e promover um diálogo positivo pela mudança”, afirmou Tim Francis, especialista de programa da Unesco para Desenvolvimento Midiático e Sociedade.
O Dia Mundial do Rádio, celebrado a cada dia 13 de fevereiro, foi proclamado pela Assembleia Geral da Unesco em 2011. O tema deste ano, “O rádio é você!”, é um chamado por maior participação das audiências e comunidades nas políticas e planejamento da radiodifusão. Mais do que simples interações ao vivo, a participação pública inclui mecanismos como políticas de engajamento da audiência, editores públicos, fóruns de ouvintes e procedimentos para a resolução de queixas.
“Ele tem o poder de nos tirar das nossas bolhas midiáticas de pessoas com a mesma opinião e nos faz lembrar da importância de ouvir uns aos outros novamente”, completou Francis.
O site oficial do Dia Mundial do Rádio está online e todas as organizações estão convidadas para registrar seus eventos e transmissões especiais no mapa mundi do site, bem como acessar conteúdos e recursos exclusivos sobre como podem trazer ouvintes para o centro do rádio.
Ao vivo no site da Unesco
Nesta segunda-feira,13, emissoras internacionais vão transmitir ao vivo sua programação no site da Unesco: (www.worldradioday.org). A data será celebrada em todo o mundo por meio de Comissões Nacionais e Representações da Unesco, além de organizações parceiras.
A Unesco também fornecerá artigos e mensagens de áudio e de vídeo relacionados ao tema, preparados por líderes, celebridades e embaixadores da Boa Vontade, da entidade, para serem utilizados por emissoras neste dia. Esse material será livre de direitos autorais.
Todos os países celebram o Dia Mundial do Rádio ao planejarem atividades em parceria com emissoras regionais, nacionais e internacionais, além de organizações não governamentais, autoridades nacionais, a mídia e o público em geral.
Audiência mundial
Em 2016, o tema “O rádio em situações de emergência e desastre”, demonstrou que o veículo continua a ser o meio de comunicação que alcança maior audiência mundial e com a maior rapidez possível. Com as celebrações pela data em todo o mundo, a Unesco promove o rádio em situações de emergência e desastre, e apresenta as seguintes mensagens:
A liberdade de expressão e a segurança de jornalistas devem ser à prova de desastres.
O rádio empodera os sobreviventes e as pessoas vulneráveis, cujo direito à privacidade deve ser respeitado.
O rádio tem impacto social e fornece acesso à informação. O direito das pessoas à informação deve ser protegido, mesmo em situações de emergência e desastre.
Enfim, o rádio salva vidas, graças ao acesso imediato às suas frequências, sendo essencial em momentos de risco de morte. Essas frequências devem ser protegidas, pois ficam disponíveis em situações de emergência.
Deixe o seu comentário