O que você pensa do possível aumento do número de vereadores de 12 para 21?

terça-feira, 05 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

por Eloir Perdigão

A sede da Câmara Municipal de Nova Friburgo foi recentemente reformada e as instalações preparadas para a possibilidade para ter, já na próxima legislatura, 21 vereadores, que seriam eleitos em 7 de outubro de 2012. No entanto, conforme divulgado na coluna Observatório, de Wanderson Nogueira, na edição de terça-feira passada, 28 de junho, os debates para definir o número de vereadores começam a ser definidos agora pelo Legislativo. Dos atuais 12 vereadores, a Câmara friburguense pode passar para 21. Mas, de acordo com algumas interpretações, este número pode até ser diminuído, pois assim como o número máximo é 21, o mínimo é 9. A coluna citou ainda que a discussão pode gerar conflitos de interesses e deverá vir à pauta mais cedo ou mais tarde, antes do limite dos prazos eleitorais previstos em lei.

Para saber o que os friburguenses pensam do assunto, a reportagem de A VOZ DA SERRA foi às ruas e ouviu algumas opiniões. Confira.

“Vinte e um vereadores? Eu acho muito vereador para a Câmara Municipal de Nova Friburgo. Deve permanecer o mesmo número, 12 vereadores, que está de bom tamanho. Para a nossa população, 21 vereadores é muito. Doze é o suficiente.”

Paulo Sérgio Spitz, 60 anos, funcionário público aposentado, Mury

“Na minha opinião é um absurdo porque os que estão aí não conseguem concretizar o trabalho de acordo com a proposta que fizeram. Eu acredito que não adianta aumentar a quantidade. Temos que eleger pessoas mais inteligentes, que tenham interesse em resolver os problemas da cidade. Devem continuar 12, porque o número de habitantes da cidade não é tão grande assim e não vai pesar no orçamento municipal, como seria com 21. Não precisa aumentar.”

Juliana da Silva Belório, 25, auxiliar de enfermagem, Theodoro de Oliveira

“Depende do que eles vão fazer. Se eles entrarem para ajudar, tudo bem, mas se fizerem como os atuais fazem, com a cidade abandonada desse jeito aí, não precisa aumentar. Basta. Se aumentar com gente disposta a trabalhar vai ser melhor para todo mundo. Se for para ir lá, como os outros, que só visam o lado deles, não veem o lado do povo friburguense, não adianta nada.”

Roni de Carvalho, 33, barman, Olaria

“Um absurdo. Mais vereador para quê? Os que já têm não fazem nada. Seis meses depois das chuvas não fizeram nada. Para não fazer nada, não precisa mais vereador. Para gastar mais dinheiro? Dois dias antes das eleições passadas aumentaram os próprios salários. Definitivamente não precisa aumentar. Um absurdo.”

Michele da Silva, 28, promotora de vendas, Cônego

“Já tem vereador demais, 12 está de bom tamanho. Vinte e um é muito vereador. Não compensa ter mais, não. Doze vereadores são suficientes”.

Joel Menezes da Silveira, 35, garçom, Olaria

“Para mim independe esse número, se vai ser maior ou menor. O cara tem que ser de consciência limpa e de boa índole. Se for 50, se for três, com péssima índole, não vale a pena. Então, para mim, independe essa quantidade, se são 21, 19 ou 12. Têm que ser pessoas respeitadas, de boa índole e que trabalhem pela cidade.”

Eduardo Frederico Kropf de Almeida, 31, advogado, Centro

“Eu acho que é um número muito alto para Nova Friburgo. Não temos necessidade de tantos vereadores. Doze já estaria muito bom, se eles trabalhassem e fizessem o que tem que ser feito para a comunidade. Doze é um número excelente, não precisa aumentar.”

Janice Mineiro, 62, professora, Centro

“Eu acho um absurdo. Se 12 já está difícil, 21 vai ser mais um gasto para a cidade. E será um gasto desnecessário, pois 12 são suficientes. Eu acho que 21 é demais.”

Elaine Eyer, dona de casa, Vila Nova

“Um absurdo. Eu acho 21 desnecessário, porque os que aí estão já ganham muito para não fazer nada. Então 12 está muito bom. Não precisa aumentar de jeito nenhum. Para que pagar mais para ocupar mais cadeiras e ficar lá a troco de nada? Eu não estou vendo nada que justifique esse aumento.”

Vera Lúcia Eyer, 49, dona de casa, Vila Amélia

“Eu acho que deveria haver uma forma diferente: em vez de tirar mais dinheiro, deveria tentar colocar mais dinheiro no município. Quanto mais vereador, mais despesas, mais funcionários para trabalhar. Esse é o meu modo de ver. Eu acho que em Friburgo — pelo que passou e está passando, para mim, a crise está começando agora — os políticos deveriam estar pensando num modo de trazer mais recursos para a cidade, e não aumentar o número de vereadores. Eu não sou muito a favor disso, não. Não seria uma boa para a cidade, não. Eu acho que temos que buscar recursos para benfeitorias para a cidade. Não desmerecendo os vereadores que fazem um trabalho brilhante para a cidade, eu acho que o que já temos está bom demais.”

José Maurício Ruiz, 38, comerciante, Braunes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade