Na última quinta-feira, 27, foi realizado o manifesto intitulado “Bicicletada” (www.bicicletada.org/novafriburgo) na Praça Getúlio Vargas. Um grito dos ciclistas que reivindicam seu espaço nas ruas, o cumprimento do Código de Trânsito e a divulgação do uso da bicicleta como meio de transporte.
Os objetivos do movimento são divulgar, estimular, promover e criar condições favoráveis para o uso da bicicleta como meio de transporte, integrar os ciclistas da cidade, valorizar a cultura da bicicleta e conscientizar os usuários dos meios de transporte motorizados da importância da bicicleta para aliviar os congestionamentos.
Para saber o que as pessoas pensam sobre este assunto, A VOZ DA SERRA foi às ruas e perguntou a dez pessoas “O que você acha do incentivo ao uso da bicicleta?”. Confira as respostas.
“Olha, eu concordo, só que eu acho que a cidade não tem infraestrutura para isso. Temos até como construir novas ciclovias, mas será que há interesse político? Eu acho que nós temos coisas mais importantes. Nós estamos precisando urgentemente de estacionamentos, olha nossas ruas como estão, estacionamento de um lado e do outro, não temos mais onde colocar os carros. É uma boa iniciativa, é para o bem? É. Devemos incentivar? Sim. Mas não vai diminuir o número de carros, o resultado é insignificante. Eu lembro que na Fábrica de Rendas havia o bicicletário, que coisa linda, eu fiquei encantado quando vi aquilo. Hoje, não, são raros os passeios de bicicleta, às vezes quando tem um evento. Faltam locais para nossas crianças andarem. Até a Via Expressa, que tem uma ciclovia, não é usada como ciclovia, é área para o pessoal fazer caminhada. Graças a Deus que tem. Certa vez vi uma pessoa discutindo com outra que lhe chamou a atenção. E ele respondeu que ali era um local para andar de bicicleta. É preciso construir ciclovias e orientar o pessoal sobre o seu uso. É muito legal. Eu já vi aquelas bicicletas que vai a família toda, é uma coisa muito legal. Incentivar tal coisa é válido, como esporte, retirar o jovem das drogas. É tudo muito válido, mas vai ter pouco resultado e o investimento é um pouco alto.”
Paulo Roberto Martins de Castro, 51 anos, bombeiro militar, Centro
“Claro que sim, porque faz bem para a saúde, a pessoa tem possibilidades de visitar lugares aonde de carro não se chega, é uma boa ideia. Eu apoio porque quando a pessoa está pedalando está praticando esporte.”
Agnaldo Rodovalho, 60, oficial de náutica, Centro
“Eu sou a favor, agora há de se levar em conta o que há de prioridade na cidade. Eu sou completamente a favor, o ciclismo é um exercício, mas a cidade tem outras prioridades. Mas é interessante deixar o carro em casa e ir perdendo a barriguinha.”
Amaury Rosa, 48, fotógrafo, Centro
“Eu concordo, porque penso ser uma coisa fundamental, até porque hoje o número de veículos na cidade é muito grande. E além de ser uma cosia boa para nossa saúde também ajuda no trânsito. Cada vez mais bicicletas, menos veículos. Concordo plenamente.”
Hebert da Silva Schuenck, 27, auxiliar administrativo, Olaria
“Eu concordo, é uma boa medida. Mas teria que ser uma cosia separada, não tem como trafegar carro e bicicleta juntos. Tem que ter ciclovias na cidade. Apoio, concordo e usaria a bicicleta, com certeza.”
Mayara Heckert, 16, estudante, Amparo
“Eu apoio, com certeza. Concordo com esse movimento.”
Maurício Porto, corretor de imóveis, Centro
“Eu não concordo, porque Nova Friburgo se desenvolveu extraordinariamente. O que tem que fazer, como no Rio, é um viaduto, começar na Praça Marcílio Dias e sair na Avenida Euterpe, para descongestionar o trânsito. A verdade é que a bicicleta já era. Já foi tempo. Não tem como usar mais bicicleta em Nova Friburgo. A não ser quando for feito esse viaduto pode ser que o trânsito seja aliviado de um lado e do outro possa ser usada a bicicleta. Atualmente o desenvolvimento da cidade é extraordinário e o risco para o ciclista é muito grande. Meu neto tem bicicleta e eu o alerto para ele andar em lugares sem trânsito.”
Manoel Agostinho Neto, 90, aposentado, Centro
“Eu concordo, porque o trânsito de Nova Friburgo está insuportável. Eu vendo motos e eu sei que o trânsito está cada vez mais difícil. E o transporte público também não ajuda. Até porque muitas pessoas vêm morar em Nova Friburgo e não há linhas suficientes para todo mundo. Eu concordo com uma ciclovia na cidade até para evitar acidentes, para separar a bicicleta dos automóveis. Eu até venderia bicicletas também. Se for para ajudar Nova Friburgo, com certeza.”
Camila dos Santos, 21, vendedora, Olaria
“Eu acho legal esse movimento, é maneiro, usar a bicicleta para o trabalho desafogar o trânsito. Vale a pena incentivar o uso da bicicleta, com certeza. Iria evitar esse trânsito engarrafado, esse tumulto aí às 17h, 18h, com o pessoal largando o trabalho, desesperado para chegar em casa, com a bicicleta não aconteceria isso. Mais bicicleta, menos carros, como eles dizem. Eu moro na Vila Amélia, às venho a pé, o trânsito complicado na avenida e eu ando mais do que o pessoal de carro do meu lado. Com uma bicicleta eu andaria mais rápido ainda, com certeza.”
Leandro Faria Leal, 34, comerciário, Vila Amélia
“Acho legal, porque o trânsito já está tão ruim. Incentivando a bicicleta acho que iria melhorar bem o trânsito. Eu trabalho no Hospital Raul Sertã, antes eu vinha trabalhar de bicicleta, agora não venho mais. Por causa do trânsito. Na avenida, então, é horrível. Eu não posso andar de bicicleta em cima da calçada, não é certo. Tem muita gente que anda em cima das calçadas e quase atropela os pedestres, mas também não pode ir para a rua por causa dos carros. Se houvesse ciclovias eu votaria a andar de bicicleta.”
Sara Oliveira, 37, auxiliar de enfermagem, Olaria
Deixe o seu comentário