Qualquer exercício praticado de forma errada é um risco para os quadris
O que é e como funciona o quadril
Quadril é o nome dado à articulação que junta o fêmur ao acetábulo (osso da bacia). Com o envelhecimento, é natural que a cartilagem que recobre essas duas estruturas se desgaste, gerando impacto e incômodo. Nesse caso, a artrose — nome dado à degeneração dessa cartilagem — é senil.
Para prevenir futuros problemas é importante fazer aquecimento e alongamento da musculatura antes de qualquer atividade física, além de usar tênis adequados. Praticar exercícios que mantenham a musculatura tonificada ajuda a estabilizar a articulação, que, por sua vez, também ajuda a evitar lesões.
Consultar o médico assim que surja qualquer dor permite que a doença seja tratada com reforço muscular, reabilitação ou infiltrações de ácido hialurônico, que nutre a cartilagem e reduz o desgaste. Em fase avançada, o problema é tratado com cirurgia para colocação de próteses.
Alguns pacientes se apegam mais a resultados de exames, mas é fundamental se observar a dor também. Por exemplo, se o exame de raio-X mostrar artrose avançada, não é relevante para doenças nos quadris se não existir dor e restrição de atividades diárias, como dificuldade de andar a ponto de ter que evitar sair de casa.
Outra causa de problemas nos quadris são deformidades congênitas ou do desenvolvimento, que levam a um desgaste articular. Por esse motivo, adultos jovens e até crianças ficam sujeitos a doenças, embora elas sejam mais frequentes entre pessoas acima dos 60 anos, devido ao processo natural de envelhecimento.
Segundo especialistas, qualquer exercício praticado de forma errada e que extrapole os limites do corpo é um risco para os quadris. Atividades de impacto como corrida, vôlei, basquete, futebol e artes marciais são as mais perigosas.
Arquivo de Notícias
O que fazer para ter quadris saudáveis
Dor durante atividades é o principal indício de doenças na articulação
segunda-feira, 15 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Exercitar-se de forma incorreta causa traumas articulatórios (Reprodução)
Doenças nos quadris, ao contrário do que muita gente pensa, não são problemas apenas de idosos ou atletas de alta performance. Apesar de ser mais comum na terceira idade, jovens também podem ter problemas precipitados por algum fator. Exercícios físicos praticados inadequadamente, fraturas e traumas provocados por acidentes são algumas das causas do desgaste da cartilagem dessa articulação. O principal sintoma é dor, que evolui até incapacitar a pessoa, se não for tratada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário