O peso das informais

quarta-feira, 29 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O peso das informais

AINDA QUE estejamos vivendo uma severa crise na economia nacional, a edição de mais uma Fevest, feira do vestuário de Nova Friburgo, no próximo mês, é outro exemplo de eventos bem sucedidos que retratam a realidade econômica do município e a força produtiva do seu parque industrial. A moda íntima é uma marca friburguense e estará outra vez mostrando o que faz e porque vende tanto para o Brasil e o mundo.

NA CIDADE, longe dos stands e da elegância de modelos da feira, homens e mulheres fazem o dia a dia de centenas de confecções espalhadas por diversos bairros, muitas delas na informalidade, preponderantemente em Olaria e em Conselheiro Paulino. Juntos, os dois núcleos respondem por milhares de empregos e uma grossa fatia do bolo da economia do município.

A AMPLIAÇÃO do parque fabril friburguense tem em Conselheiro Paulino a sua rota de crescimento e expansão. No distrito, hoje já existem centenas de empresas dos variados setores e a tendência é crescer, tornando-se um polo industrial que possui também uma grande malha comercial e de serviços.

O DISTRITO, que durante muitos anos foi um produtor rural, hoje cede seus espaços à indústria e ao comércio, modificando radicalmente a característica do local. Assim como Olaria, Conselheiro Paulino é uma cidade dentro da cidade. E assim como a comunidade olariense, o sexto distrito sofre o mal do crescimento desorganizado e da falta de infraestrutura para atender empresas e moradores.

EM BOA HORA, a Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf) implantou uma base de representação no distrito, como fez em Olaria, permitindo o relacionamento entre as empresas e a busca de novos investimentos. Juntamente com o poder público, é possível promover as atividades comerciais e sociais de Conselheiro Paulino, num grande processo de integração comunitária.  

O CRESCIMENTO industrial do município é inexorável e é preciso que os governos, sucessivamente, formulem políticas públicas de incentivo à sua expansão, realizando trabalhos de planejamento urbano, combinando a produtividade com a qualidade de vida dos habitantes. Nova Friburgo tem compromisso com o progresso e deve, portanto, utilizar esse enorme potencial para fazer o melhor trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Fevest | moda íntima
Publicidade