Na última qauinta feira, 15, o auditório da Universidade Candido Mendes ficou lotado de alunos que prestigiaram a presença do pró-reitor de Relações Internacionais da Ucam, José Raymundo Martins Romeo, com a palestra “O papel da Universidade no século XXI”.
O professor José Raymundo, que foi recepcionado pelo diretor Roosevelt Concy e o coordenador geral Francisco Assis, tem boa parte de sua vida dedicada ao universo acadêmico. É formado em Engenharia Civil e Física. Em 1982, foi reitor da UFF (Universidade Federal Fluminense), além da sua ampla experiência em universidades pelo mundo. Durante uma hora de palestra, o pró-reitor falou sobre o verdadeiro papel das universidades pelo Brasil, destacando que “essas instituições estão servindo bem à sociedade com geração de conhecimento e prestando serviços aos seres humanos”, ressaltou.
No Brasil, são apenas 6.400.000 estudantes universitários, um número baixo quando comparado à população brasileira, de quase 200 milhões de habitantes. Os alunos foram instigados a pensar sobre isso e sobre o real valor de uma universidade. José Raymundo também falou sobre o “hiato gerencial”, no qual ciência e tecnologia estão avançando muito rápido.
“O perfil do universitário mudou bastante ao longo dos anos. Com as novas tecnologias o aluno é cada vez mais exigido na busca pelo conhecimento”, lembrou José Raymundo, mostrando que ficou mais fácil adquirir informação.
Deixe o seu comentário