O palco é todo dos estudantes neste fim de semana

segunda-feira, 19 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
O palco é todo dos estudantes neste fim de semana
O palco é todo dos estudantes neste fim de semana

Chegou a hora! Neste sábado, 17, e domingo, 18, será realizado no Teatro Irmã Sania Cosmelli, do Colégio Nossa Senhora das Dores, a segunda edição do Festival Intercolegial de Teatro (FIT), com apresentação de 16 espetáculos teatrais amadores integrados por estudantes de 15 escolas públicas e particulares de Nova Friburgo, Sumidouro, Macaé, Niterói e Rio de Janeiro. Os vencedores receberão na noite deste domingo o Troféu Jorge Saade, homenagem póstuma ao professor e diretor de teatro friburguense. Serão entregues troféus criados pelo artista plástico Felga de Moraes aos melhores ator e atriz, direção, espetáculo, figurino e sonoplastia, escolhidos pelos diretores de teatro com reconhecida competência no estado, Daniela Santi, Gustavo e Luciana Paso.

O público poderá prestigiar os espetáculos trocando pilhas e baterias usadas por convites na bilheteria do Teatro Sania Cosmelli. O 2º FIT foi aberto nesta sexta-feira, 16, com um tributo a Jorge Saade, mostra fotográfica organizada por Mário Moreira e apresentação de dois espetáculos de alunos das escolas cariocas Angelorum e Senhora da Pena. Neste sábado a programação começa às 9h30, com o Grupo Litteatrum, do Colégio Estadual Eduardo Breder, de Campo do Coelho, com a peça Severina, morte e vida; às 11h o Grupo Garra, do Ciep São José, de Sumidouro, apresenta Flor Anônima, seguido do Grupo Maclama, do Colégio Estadual Carlos Maria Marchon, de Lumiar, com Cinderela. Às 14h é a vez do espetáculo Contos, cantos e batuques, com os atores do Laboratório & Arte Glauber Rocha (Lagro), do Ciep Glauber Rocha, de Conselheiro Paulino, seguido da Companhia Dom de Teatro, do Instituto N.S. da Glória, de Macaé, com a peça Com certeza. Às 17h será a vez do grupo Teia da escola anfitriã Nossa Senhora das Dores, que apresentará o espetáculo O menino narigudo. Às 19h, encerrando o segundo dia do FIT, o Teatro das Artes Mercedárias, do Colégio N.S. das Mercês, apresentará Nem melhor, nem pior; apenas Piaf.

No domingo serão apresentados os espetáculos O mágico de Oz, A bela e fera, Os saltimbancos no circo, Nem tudo está azul no país azul, Francisco de Assis, A megera domada e Ópera do malandro, respectivamente com os alunos dos colégios Franciscano Santo Antônio, Oratório Mamãe Margarida, Pentágono, Notre Dame, Mercês, Marista São José e Pentágono, todos do Rio de Janeiro. “Mais que uma competição, o festival serve para incentivar os jovens a se interessarem mais pela cultura”, observa uma das organizadoras do FIT, a diretora do Colégio N.S. das Dores, Jean Beatriz Wermelinger.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade