Nesta quarta-feira, 27, o programa Hora Técnica abordará o “Meio ambiente e cultura na preservação e desenvolvimento de Nova Friburgo”, num debate que contará com a presença do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Nova Friburgo e secretário municipal de Meio Ambiente Urbano, o engenheiro civil Ivison Soares Macedo, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de de Nova Friburgo, o vereador Marcelo Verly, e o secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy.
Os convidados levantarão questões sobre a dinâmica de espaço e como ela é importante para a definição do espaço e da cultura – a formação do meio ambiente, afinal. Buscar a consciência dos limites impostos pelo planeta, assim como priorizar as necessidades de ações para a preservação do meio ambiente e, por consequência, do planeta. Tais ações podem ser conferidas em Nova Friburgo, principalmente, no considerável histórico de ações e movimentos empreendidos por pela sociedade civil organizada e instituições governamentais, tornando-se um dos poucos municípios a elaborar um Plano Diretor Participativo (que em breve será respaldado pelo Código de Postura), além de contar com uma Agenda 21 Local, a partir de projeto com o Viva Rio, e uma Agenda 21 Comperj, que objetiva concretizar oportunidades e mitigar ameaças no que se refere à instalação do Complexo Petrolífero da Petrobrás em Itaboraí.
A cultura, como somatório social, político, econômico e ecológico de tudo que acontece, é justamente o lugar a partir do qual ações de preservação e restauração são implantadas. Assim, pode-se reconhecer a necessidade da consciência ecológica e da preservação ambiental, assim como propicia sua gestação e concretização.
Realizado pela Aeanf, o programa Hora Técnica vai ao ar às 21 horas, pela TV ZOOM, canal 10 RCA, e é aberto à participação dos telespectadores, que podem fazer perguntas pelo telefone 2519-2003. Para saber mais sobre a Aeanf, basta acessar o seu site: www.aeanf.org.br, ou enviar um e-mail para aeanf@gigalink.com.br.
Deixe o seu comentário