O lixo nosso de cada dia...

terça-feira, 11 de janeiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
O lixo nosso de cada dia...
O lixo nosso de cada dia...

O ano de 2011 mal começou, mas as ruas de Nova Friburgo continuam com um antigo problema: lixo depositado nas calçadas fora dos horários de coleta. O velho hábito vem contribuindo para enfear alguns pontos turísticos e endereços tradicionais da cidade. Sem contar na poluição ambiental provocada pelo excesso de lixo colocado nas ruas a qualquer hora.

O problema foi mostrado em várias reportagens publicadas ano passado em A VOZ DA SERRA, já tendo sido alvo de inúmeras reclamações da comunidade. As matérias constatavam que muitos moradores e comerciantes ainda têm o costume de depositar o lixo nas ruas fora dos horários de coleta. A desatenção tem contribuído para descaracterizar pontos conhecidos como o entorno da Praça Getúlio Vargas e a Avenida Alberto Braune.

Vale destacar que o desrespeito ao horário de coleta do lixo demonstra a falta de cidadania e educação de alguns segmentos da comunidade. Trata-se de uma atitude que prejudica o meio ambiente e pode trazer consequências graves, facilitando a ocorrência de enchentes e alagamentos, especialmente neste período de chuvas. Além disso, o mau hábito pode trazer riscos à saúde pública, já que propicia a proliferação de ratos e baratas.

Para evitar esse tipo de transtorno, é importante ficar atento ao horário em que o lixo deve ser depositado para que não fique acumulado por muito tempo nas calçadas. O ideal, de acordo com a Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA), é colocá-lo meia hora antes do caminhão de coleta passar. No centro da cidade, o serviço é realizado pela manhã e à noite nos seguintes horários: às 9h e após às 19h. Portanto, é preciso que a comunidade e os comerciantes parem de jogar lixo nas ruas no período da tarde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade