O lado belo da Índia

sexta-feira, 16 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
O lado belo da Índia
O lado belo da Índia

Pesquisa de Mario de Moraes

Numa pesquisa sobre a Índia, país que vem vivendo um tempo de progresso, obtivemos dados para este texto que revela muitos fatos referentes ao presente dessa nação. Como eles nos parecem interessantes e esclarecedores, resolvemos dividir o prazer de sua leitura com nossos leitores :

Um povo que recebe a liderança espiritual de um Mahatma Gandhi nos momentos críticos de sua história, na luta pela libertação; um povo que nos momentos de dor e sofrimento de seus párias, recebe o espírito protetor de uma Madre Tereza, é, sem dúvida alguma, um povo protegido por Deus. Compreende-se, pois, o surto de desenvolvimento atual desse emergente pais, que, não obstante ter a segunda maior população do mundo com todas as contradições internas, surge, fulgurante, aos olhos atônitos do mundo, como promessa de se tornar uma das maiores potências do universo. Não há dúvida que esse sofrido povo, após o resgate de seu carma inicial, pela absorção dos exemplos evangélicos de seus líderes maiores – da não resistência e do amor - passou a contar com a merecida justiça divina.

Admiremos o belo e exótico cenário da Índia, entrecortado com suas contradições, e meditemos sobre a sabedoria espiritual dos seus dois maiores líderes.

Palavras dos líderes

A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor. (Gandhi)

A força não provém de uma capacidade física e sim de uma vontade indomável. (Gandhi)

Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra. (Gandhi)

O único tirano que aceito nesse mundo é a pequena voz silenciosa que há dentro de mim. (Gandhi)

Às vezes pensamos que a pobreza é apenas fome, nudez e desabrigo. A pobreza de não ser desejado, não ser amado e não ser cuidado é a maior pobreza. É preciso começar em nossos lares o remédio para esse tipo de pobreza. (Madre Tereza).

Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse. (Madre Tereza).

É ocioso pensar sobre o justo o e injusto, o certo e o errado e os feitos passados. O útil é analisar, e se possível extrair uma lição para o futuro. (Gandhi).

Não sei ao certo como é o paraíso, mas sei que quando morrermos e chegar o tempo de Deus nos julgar, Ele não perguntará quantas coisas boas você fez em sua vida, Antes ele perguntará quanto amor você colocou naquilo que fez. (Madre Tereza)

Não pense que o amor, para ser genuíno, tenha que ser extraordinário. O que é preciso é amarmos sem nos cansarmos de fazê-lo. (Madre Tereza)

Tenha fé nas pequenas coisas, pois é nelas que a sua força reside. (Madre Tereza)

Obviamente este é um trabalho que procura apresentar a Índia através de imagens, e difundir alguns sábios ensinamentos de dois exemplos dos quais o mundo – das pessoas corretas – se orgulha: Gandhi e Madre Tereza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade