Restaurante com comidas e bebidas típicas, apresentações musicais, de corais, de banda, de filmes e slides e de dança tomaram conta da programação dos festejos pelo Dia Nacional da Espanha ocorridos no fim de semana prolongado na Praça das Colônias, no Suspiro. Na segunda-feira, 12, pela manhã, foi realizada a tradicional cerimônia de hasteamento de bandeiras do país homenageado e das demais colônias de Nova Friburgo, com a presença de autoridades, destacando-se o prefeito Heródoto Bento de Melo e o embaixador Francisco José Viqueira, cônsul geral da Espanha.
Na cerimônia foram executados os hinos da Espanha e de Nova Friburgo, além do Hino Nacional Brasileiro, com hasteamento de bandeiras. Heródoto hasteou o Pavilhão Nacional, enquanto Viqueira hasteou a Bandeira da Espanha. Seguiram-se os discursos, sendo o primeiro do presidente da colônia espanhola no município, Vicente Alfaya, que registrou a presença do cônsul, que lhe disse estar admirado com a união dos povos demonstrada em Nova Friburgo.
Viqueira fez seu pronunciamento em seguida, afirmando estar encantando com Nova Friburgo, pelo seu clima, beleza e por aquela solenidade. Agradeceu a homenagem que Nova Friburgo prestava à Espanha, ainda mais precisamente na data de 12 de outubro. E explicou que após várias datas, os espanhóis passaram a comemorar a data magna do país em 12 de outubro, quando o grande navegador genovês Cristóvão Colombo chegou à América, o que representa uma grande data para a humanidade. “É para mim uma grande honra estar aqui e peço desculpas por não ter podido visitar Nova Friburgo antes. Mas voltarei”, encerrou.
Heródoto, por sua vez, saudou os representantes de todas as colônias presentes e falou das festas em homenagem às colônias que já são tradicionais na cidade, única no Brasil a possuir panóplia dos povos que a colonizaram. O prefeito relembrou a fundação de Nova Friburgo e suas colônias, inclusive a da Espanha, cujos integrantes participaram ativamente da vida da cidade. Falou da grandiosidade da Espanha para o mundo, como, por exemplo, as grandes navegações, mas também pelas artes e pela disseminação do cristianismo.
A participação dos espanhóis em Nova Friburgo foi abordada por Heródoto, tanto no comércio, quanto na hotelaria e também no parcelamento da terra, como por exemplo, no surgimento do bairro Olaria, graças a Júlio Espanhol Vicente, hoje quase anônimo. O prefeito afirmou ser um orgulho para Nova Friburgo comemorar a data da Espanha, lembrando ainda o Dia das Crianças, também comemorado em 12 de outubro, instituído por Galdino do Valle Filho.
Ao encerrar, o prefeito conclamou o cônsul a trabalhar por investimentos espanhóis no município, como ele já vem fazendo, e entregou uma lembrança à autoridade visitante, através de sua secretária Luzia Azevedo, constando de um quadro com vista panorâmica de Nova Friburgo.
A cerimônia ainda contou com a participação dos trovadores Rodolpho Abbud, presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT) – Seção Nova Friburgo, e Elizabeth Souza Cruz, que falaram dos 50 anos do Jogos Florais de Nova Friburgo, quando pela primeira vez foi realizado o concurso de trovas em língua espanhola, atraindo participantes de vários países. O cônsul foi presenteado com a revista do cinquentenário dos Jogos Florais de Nova Friburgo e com o livro contando as trovas do concurso deste ano.
Ao final, crianças e adultos, descendentes de espanhóis, entregaram lembranças da colônia da Espanha na cidade às autoridades presentes. Após a cerimônia, no palco junto ao restaurante da Praça das Colônias, o Coral Euterpe Friburguense interpretou alguns clássicos musicais espanhóis, sob a regência do maestro Ágni de Souza.
Deixe o seu comentário