“A melhor exposição que já fiz”, revela, sem falsa modéstia, a artista plástica Rose Aguiar, enquanto apresenta a mostra ...Dinâmica da Ilusão, aberta à visitação na Galeria da Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas 55, Centro), desde o dia 1º deste mês, e que pode ser visitada das 9h às 17h.
Rose tem objetivos muito claros nesta sua nova exposição, em que detalhes do corpo humano são apresentados de forma a causar estranhamento ao público, devido aos recortes utilizados por ela. “Algumas dessas fotos eu nem sei mais que parte do corpo representam”, conta a fotógrafa, lembrando do fascínio que as fotos de 1m40 vêm provocando nos visitantes da exposição.
A foto mais famosa, por exemplo, que estampou os convites da exposição, engana a todos, dando a impressão de ser um nariz, mas que, na verdade, é o pescoço da modelo, só que visto de cabeça para baixo. “E o objetivo é esse mesmo, ir além do objeto, provocar o estranhamento, identificar o volume e o alvo”, revela Rose, que já está acostumada a criar conflito entre seu público, como da vez em que expôs fotos de uma lavadora queimada em sua própria varanda.
A arte tem dessas coisas, provocante, investigativa, capaz de convidar o apreciador a seguir a onda, captar os detalhes e odores. E é esta investigação tão bem proposta por Rose que pode ser vista até sexta-feira, 30.
Deixe o seu comentário