Inovando o mercado editorial brasileiro, o cartunista Renato Canini apresenta um título infantil sobre um assunto polêmico: o cigarro. Através apenas de imagens, com traços de poucas linhas, simples e diretos, o autor dá vida a um ‘formiguinho’ que provoca o maior estrago por onde passa ao decidir carregar um cigarro que encontra pelo caminho.
O livro busca resgatar o apelo de desenhos antigos e trabalhar o universo da criatividade infantil, na qual a criança monta seu próprio texto e incentiva seu universo lúdico. Com forte apelo preventivo, a obra é indicada para uso por professores em sala de aula.
Mais informações sobre O cigarro e o formigo no site www.editorasaraiva.com.br.
Mais sobre o autor
Gaúcho e residente em Pelotas, Canini trabalhou nos anos 70 na revista Recreio, no Pasquim, e desenhou por mais de cinco anos as histórias do Zé Carioca, personagem dos quadrinhos da Disney, publicados pela Editora Abril. Com seus cartuns, participou de salões de humor no Brasil, na Alemanha, no Canadá e na França, recebendo algumas das mais importantes premiações da sua área de atuação. Entre eles estão o Prêmio Ângelo Agostini de Mestre em Quadrinhos Nacional, da Associação dos Quadrinistas de São Paulo, em 2000; o troféu Grande Mestre – HQ Mix, em 2002; e a escolha como o primeiro Mestre Disney brasileiro, em 2005. Já em 2008, Canini foi patrono da Feira do Livro de Rio Grande, e no ano seguinte foi homenageado no 6º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte. Entre seus livros mais conhecidos estão Dr. Fraud e Cadê a graça que estava aqui?. Além disso, o cartunista ilustrou vários livros infantis, entre eles O amigo urso, de Mery Weiss, publicado pela Formato. Ele também assina como autor e ilustrador, pela mesma editora, as obras Um redondo pode ser quadrado? e Tibica, o defensor da ecologia. Renato Canini é também detentor de dois prêmios Jabuti (1981 e 1995).
Deixe o seu comentário