O centenário da Acianf como parte do bicentenário de Friburgo

Comemoração será no dia 16 de dezembro
quinta-feira, 07 de setembro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A apresentação do Programa dos 200 anos na Acianf (Arquivo AVS)
A apresentação do Programa dos 200 anos na Acianf (Arquivo AVS)

Na última segunda-feira, 4, a Associação Comercial de Nova Friburgo sediou a apresentação do Projeto 200 Anos de Nova Friburgo, realizada pela Prefeitura Municipal. Mais de 100 pessoas estavam presentes e ouviram sobre a importância do bicentenário da cidade e sobre as ações que serão feitas para a comemoração da data e para a população.

No evento, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, representada pela primeira-dama, Cristina Bravo, enfatizou “a educação como viés principal das ações” estruturantes do projeto. “O programa 200 anos é a criação de um legado com base na formação histórica, pautada no empreendedorismo, na diversidade e em nossos desejos de cidade futura. Nós vamos usar a linguagem contemporânea no projeto, pois queremos atingir todos os bairros e todos os públicos”, afirmou Cristina.  

Por isso, a Associação Comercial, que está no ano do seu centenário, conversa com o projeto de aniversário da cidade. A entidade cria capacitações e cursos frequentemente, com o objetivo de tornar a população mais preparada e qualificada diante do mercado de trabalho.

Ao aderir a ideia de alcançar todos os bairros e todos os públicos, as capacitações irão para locais mais distantes do centro. O projeto Meu Bairro + 200, apoiado pela Acianf, tem como objetivo a descentralização dos serviços, facilitando a busca dos empreendedores, ou daqueles que procuram informação e formalização.

Além disso, toda ação cultural proposta para o bicentenário da cidade conta com a contribuição da instituição centenária. Atualmente, o Espaço Cultural Acianf recebe artistas friburguenses interessados em expor suas obras e contar um pouco de suas histórias. A exposição Bandeiras de Rua, que teve início em 4 de setembro, narra um pouco do histórico de São Pedro da Serra e mostra o talento de Cecília de Castro, artista convidada do mês de setembro. A Associação Comercial também busca o fomento da cultura através de apoio em eventos importantes, como, por exemplo, a Flinf (Festa Literária de Nova Friburgo), e do apoio a grupos de artistas de rua e personalidades, como a Companhia Arteira, que produz espetáculos cheios de informação e história.

Por essas e outras razões, como a preocupação com o desenvolvimento sustentável da cidade, que a Acianf busca parcerias e palestras educativas. Uma ação importante e que contou com total suporte da Associação Comercial foi a criação do projeto de lei Cidade Limpa – que teve sua assinatura, pelo prefeito Renato Bravo, na última segunda-feira, na sede da entidade.

A comemoração e a estrutura

A comemoração dos 100 anos será no dia 16 de dezembro de 2017. Além de eventos voltados para toda a sociedade friburguense, como parte das ações pensadas para a data, está a modernização de toda a estrutura da entidade, que agora conta com um amplo espaço, salas de reunião, salas de curso e um ambiente climatizado e modernizado para o conforto de nossos associados e daqueles que visitam a instituição.   

Também foi criado o Espaço Cultural Acianf, que vem recebendo exposições de artistas friburguenses, além do Banco de Currículos e das capacitações, cursos, palestras, workshops e dos benefícios que oferece.

Para conferir mais, acesse www.acianf.net.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade