O carisma e os percalços do presidente Lula na visão do jornalista Reis de Souza

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O premiado jornalista e escritor Reis de Souza, com mais de 50 anos de experiência na avaliação política brasileira, lançou recentemente mais uma obra analítica sobre a era Lula. A publicação O lulismo e o poder político – realidade e mito, do autor da coluna Notas do Repórter, veiculada em A VOZ DA SERRA e em dezenas de jornais brasileiros, através da Agência de Notícias, é a terceira etapa de uma série sobre a ascensão de Luiz Inácio Lula da Silva, do sindicalismo metalúrgico à presidência da República.

Reis de Souza já destacou na primeira etapa de sua trilogia o projeto político de Lula com esclarecimentos sobre os objetivos do Partido dos Trabalhadores (PT) após a vitória nas urnas em 2002. Na segunda obra, Reis de Souza analisou a crise no governo Lula com os episódios definidos pela justiça como organização criminosa na obra A queda dos cardeais. Agora, ao se aproximar a reta final do segundo mandato de Lula, O lulismo e o poder político procura definir a influência do carisma do presidente, assim como suas controvérsias e polêmicas. Reis de Souza analisa também o entendimento difícil de Lula e a desconfiança em tudo o que o cerca, fazendo-o hesitar ao tomar decisões.

O escritor observa também a supervalorização do presidente, que cunhou a expressão “nunca na história desse país” para destacar suas ações administrativas. Para o escritor, esse comportamento indica um complexo de inferioridade devido às dificuldades culturais enfrentadas pelo presidente. Na opinião de Reis de Souza, “ainda falta a Lula superar a irritabilidade que o leva a agredir quando não encontra meios para abordagens mais elegantes, chegando às gafes, termos chulos e ofensas”.

Reis de Souza pretende editar no ano que vem as conclusões sobre a era Lula. “Isto se nenhum casuísmo atropelar a Constituição e a história”, frisa Reis de Souza, que tem pelo menos outros 11 livros publicados com análises sobre a política brasileira e o comportamento dos políticos, entre eles Nos bastidores do poder, A fase – Nova República, A terra do nhenhenhén, O povo oprimido, entre outros.

Atualmente, mesmo aposentado, o jornalista e escritor dirige as revistas Brasília, com 32 anos de circulação, e Acadêmica, órgão oficial da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. Reis de Souza acumula ainda mais de 50 medalhas e homenagens ofertadas por instituições culturais e classistas, como as academias de letras do Rio de Janeiro e Brasília, Associação Brasileira de Imprensa e Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade