O bom humor reina pela sexta vez em Friburgo

Cadima Mostra Humor mostra, até 12 de agosto, o talento de diversos cartunistas
segunda-feira, 06 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A família Caymmi nos traços de Baptistão
A família Caymmi nos traços de Baptistão

Pela sexta vez, a temperatura da serra vai subir em meio ao inverno. Tudo bem que a edição de 2018 não está aquele frio, mas mesmo assim, pelo menos os termômetros da alegria vão estar lá no alto com a 6ª edição do Cadima Mostra Humor. Serão 21 artistas com estilos e trajetórias diferentes que usam seus pincéis e o talento afiados para criticar ou elogiar seus alvos.

Cartuns, caricaturas, charges, textos, esculturas e oficinas de Antônio Silvério, chargista de A VOZ DA SERRA, Dil Márcio, Amorim, Elihu, Mariano, Nani, Guidacci, Grimião, Ofeliano, e Luís Pimentel (Rio de Janeiro); Lailson (Pernambuco); Mello (Minas Gerais); Biratan e J.Bosco (Pará); Baptistão, Nat, Spacca e Orlando (São Paulo); Jindelt (Santa Catarina); Santiago (Rio Grande do Sul) e William (Paraíba) poderão ser apreciados desta sexta-feira, 27, até o próximo dia 12 de agosto no Cadima Shopping, arrancando muitas gargalhadas do público.

Nesta nova edição, além da mostra principal, os visitantes poderão conferir três exposições especiais montadas nos corredores e no Espaço Cadima no 2º piso do shopping. Em exibição, charges criadas por Antônio Silvério, publicadas desde 1985 em A VOZ DA SERRA; esculturas de humor em papel de Dil Márcio, carioca residente em Nova Friburgo; e obras sobre o Dia dos Pais, mostra competitiva onde os artistas concorrem ao prêmio de melhor trabalho eleito pelo público. Os votantes irão participar do sorteio de uma caricatura pessoal.

O cartaz do 6º Cadima Mostra Humor é de autoria Silvério, criador do personagem ‘Zé Cadima’, que ilustra a peça gráfica. Ele homenageia o bicentenário de criação de Nova Friburgo, comemorado este ano e o Dia dos Pais, numa alusão a Guilherme Tell, pai-herói lendário associado à guerra de libertação da Suíça. No período de realização da mostra, Zé Cadima irá circular pelo shopping distribuindo tickets/gentileza que darão direito a uma caricatura grátis do papai.

Nos fins de semana da mostra de humor estão programadas oficinas de filmes de animação ‘stop motion’, oficina de caricaturas e a terapia da alegria para adultos, dinâmica de grupo onde o riso é estimulado por meio de exercícios, projeção de imagens e atividades dirigidas exclusivamente para maiores de 18 anos. Todas as oficinas são gratuitas e há um limite de vagas para as oficinas coletivas. As reservas devem ser feitas pelo endereço eletrônico arteebomhumor@outlook.com. “A qualidade do evento, a frequência do público e o sucesso nos anos anteriores foram fundamentais para voltarmos com mais força em 2018”, explica Dil Márcio, um dos organizadores da mostra.  “A intenção de realizarmos este evento é brincar com temas sérios e transformar as crises em momentos de alegria. Estudos mostram que o riso reforça o sistema imunológico do organismo, combatendo a depressão, considerada uma das responsáveis pela baixa da imunidade às doenças. Quando se é capaz de rir de determinado problema, adquire-se a capacidade de resolvê-lo ou de se aprender a lidar com ele”, completa Dil.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade