Maior bloco da Região Serrana, Rastafare completa 15 anos de alegria, diversão e
samba no pé
Leonardo Lima
Há 15 anos, três estudantes da 8ª série do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora das Graças resolveram criar um bloco carnavalesco com o objetivo de reunir os amigos e brincar o carnaval. Porém, o que Elton Júnior, Mário Zago e Sormani Ferreira não podiam imaginar era que o Blocão do Rastafare se tornaria o maior bloco carnavalesco da Região Serrana. “Muitos amigos nossos estavam mudando de colégio e resolvemos criar esse bloco como forma de não perdemos o contato. Além disso, desde aquela época muita gente já passava o carnaval fora de Nova Friburgo e o Blocão do Rastafare surgiu como uma opção para quem fosse ficar aqui”, explica o presidente do bloco, Elton Júnior, o Eltinho.
Ele conta que desde que foi fundado, o Rastafare é o último bloco de embalo a desfilar, nas sextas-feiras de carnaval. “Sempre nos concentramos às 19h, em frente à Prefeitura, e desfilamos em média com três mil integrantes. Todo ano vem gente de outras cidades para desfilar no Rastafare, até mesmo estrangeiros, que são trazidos a Nova Friburgo por amigos nossos que hoje moram em outros países”, afirma.
Além do intuito de curtir o carnaval e reunir os amigos, o Blocão do Rastafare procura também abordar em seus sambas-enredos temas de destaque na sociedade. “Nossos sambas sempre trazem uma letra irônica e irreverente. Já abordamos o tsunami, o Bin Laden, os reality shows, o mensalão, as redes sociais, e até mesmo o trem, prometido pelo prefeito Heródoto em sua campanha”, diverte-se Eltinho, que revela que o próprio prefeito caiu na brincadeira e participou do desfile.
Em 2010 a modelo e atriz Nana Gouvêa foi coroada madrinha do bloco, participou de ensaios e desfilou no Rastafare, o que, segundo Eltinho, gerou uma grande divulgação. “Foram divulgadas matérias sobre o Blocão em mais de 50 veículos de comunicação de rádio, TV, jornal impresso e internet”, diz. Após a experiência positiva, Eltinho não pensa duas vezes e garante que no próximo ano outra celebridade ocupará o posto de Nana.
Não bastasse o desfile, o Blocão do Rastafare é atração o ano todo em casas noturnas da região, através de sua bateria, que se apresenta com diversos intérpretes das escolas de samba do Rio de Janeiro. “Já tocamos com o Quinho, que era o intérprete do Salgueiro, com o Dominguinhos do Estácio, com o Neguinho da Beija-Flor, entre outros. Também já abrimos shows de Diogo Nogueira, Fundo de Quintal, Araketu e Arlindo Cruz”, informa o presidente e fundador, que também integra a bateria do Rastafare.
Depois de 15 anos na estrada e após ter contado com a participação cerca de 40 mil pessoas em seus desfiles ao longo dessa trajetória, o Blocão do Rastafare tem o reconhecimento da cidade. Provas disso são seus ensaios, que atraem em média cerca de seis mil pessoas à Praça Dermeval Barbosa Moreira nos meses de janeiro. Além disso, o bloco carnavalesco foi homenageado recentemente pelo Legislativo municipal. Como diz um trecho do enredo do bloco do ano passado, “o Rastafare contaminou você”, ou melhor, contaminou toda a região.
Deixe o seu comentário