Albert Einstein mencionou durante sua vida varias frases que ficaram conhecidas. Uma delas é: “Nunca penso no futuro. Ele chega rápido demais”. Aqui ouso em propor uma reflexão a partir disso, mas no seguinte sentido: será que já não é o momento de assimilarmos a lição do passado e prestar atenção no presente? Fato que nossa cidade foi devastada e fato que perdemos tantos entes amados. Fato que atravessamos uma fase conturbada no que diz respeito ao início de nossa reconstrução, tanto física quando administrativa. Mas isso demonstra ainda a importância de dedicarmos nossa força de trabalho e nossa honra ao dia de hoje. Ao tempo do agora. Por tal motivo a cidade precisa, além de adquirir o conhecimento, exercitar a imaginação e a criatividade para fazer o novo. Pois que o conhecimento é inerte por natureza e a imaginação é a sua força motriz. Então, diante da nossa realidade, a criatividade se faz uma ferramenta indispensável.
Neste sentido, o legado do físico alemão se faz útil mais uma vez ao analisarmos outra frase: “No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade”. Neste aspecto fica evidente a importância dos empreendedores e inovadores. Eles deverão, com sua atitude e criatividade, romper a barreira da mesmice, buscando novas alternativas e técnicas. Provocando no Povo a reflexão sobre a responsabilidade de cada um em participar na gestão da cidade, começando pela calçada de nossas casas. Nós, os Friburguenses, tanto os natos quanto os que escolheram viver aqui, precisamos exercitar a flexibilidade e abandonar o conformismo. Nossas ações é que garantirão aos nossos descendentes uma Nova Friburgo saudável e viável. Nossos atos mostrarão aos nossos antepassados que seus esforços valeram muito. Merecemos crer que tudo é possível desde que seja dado o primeiro passo e, juntos, poderemos concretizar nossos sonhos, por em prática nossa imaginação e criatividade. Para conquistar algo duradouro demandam em ações, prazos e perseverança.
Por isso, importante se faz que cada um de nós, friburguenses, estabeleçamos de maneira clara as nossas metas e nossas funções. Deveremos agir independentemente de cobrança de alguém ou de alguma instituição. Cada um de nós manterá a motivação pela causa, devemos agir e acreditar! O fundamento será a construção de um ambiente saudável, onde cada indivíduo terá sua vocação respeitada. Assim, cumpriremos nossa atribuição em prol da cidade do bem-estar coletivo e contribuiremos para a melhora da qualidade de vida.
Nós deveremos nos adaptar às novas condições que a natureza nos proporcionou para sobrevivermos e crescermos continuamente. A transformação de nossas instituições sociais para que consigamos ser mais eficientes e eficazes na condução de nossa cidade. Esta proposta, a partir da frase de Einstein, passa pela vontade de nossos líderes e dos novos líderes que surgirão e das suas novas modelagens de gestão e condução dos seus liderados. Liderados que são a causa o motivo e serão os grandes transformadores para uma nova Nova Friburgo. Por isso, façamos uma pausa e reflitamos que a natureza tem muito a nos ensinar. Olhemos a nossa volta e observemos tudo e todos, desde os grandes e, principalmente, os pequeninos. Os resultados de todas essas ações propostas serão vários, mas quero crer que será uma cidade feita de pessoas, e cada uma com sua responsabilidade e fazendo a sua parte, formando uma equipe imbatível.
Para concluir, outra frase do físico alemão: “Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário”.
Fiquem em Paz!
Deixe o seu comentário