nutrição - Você já comeu arroz preto? - 2 a 4 de julho 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 01 de julho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O arroz é um alimento mundialmente conhecido e está presente no prato da maioria dos brasileiros. Uma variedade exótica tem ganhado o gosto do povo, principalmente pelos benefícios que trás a saúde — o arroz preto, que possui grãos curtos e meio arredondados. Surgiu há mais de 4.000 anos, na China. Era conhecido com o “arroz proibido”. Raros, seus poucos grãos brotados eram reservados apenas ao imperador. Acreditava-se que o arroz preto tinha poderes afrodisíacos, além de garantir longevidade ao soberano e a todos os seus descendentes.

O arroz preto possui um sabor exótico, um pouco acastanhado, permitindo combinações diferentes, valorizando o sabor. Mas o preço é um pouco alto. Ele pode ser até sete vezes mais caro que o arroz branco tradicional e até seis vezes mais caro que o integral.

Porém a grande diferença entre o arroz preto e os outros tipos de arroz é a presença elevada de compostos fenólicos, flavonóides e antocianinas, que são antioxidantes. Essas moléculas combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de doenças.

O arroz preto mantém sua película, geralmente retirada do arroz branco. Nessa película estão importantes vitaminas necessárias ao nosso organismo, como a vitamina A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, cobalto, ácido pantotênico, pró-vitaminas C e E. Também é rico em cálcio, magnésio, ferro e zinco.

O arroz preto tem 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra, que o arroz integral. A ingestão adequada de fibras é importante para o bom funcionamento do intestino, fazendo com que o arroz preto e o integral somem mais vantagens na hora da escolha, além de serem capazes de retardar a sensação de fome, tornando os alimentos ricos nelas em aliados de quem está controlando o ponteiro da balança.

A recomendação de fibras para mulheres adultas é de 25 gramas. Para homens adultos, o número aumenta para 30 gramas. Enquanto 250 gramas de arroz branco cozido apresentam 1,6 gramas de fibras, a mesma quantidade de arroz integral contém 3,4 gramas de fibras, já o arroz preto leva 4,8 gramas.

E não pense que para adquirir o produto é necessária uma peregrinação às lojas de produtos naturais. Seu uso está se tornando tão popular que as grandes redes de supermercados já oferecem o item. Assim, ele pode ser incluído no cardápio de toda a família.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade