Mês de setembro, final do inverno e início da estação mais colorida: a Primavera. Com isso, a preocupação em estar com o corpo em forma para o verão começa a aumentar e todo mundo quer correr atrás do prejuízo causado nos meses de frio.
A estação das flores também é uma época de grande variedade de frutas, legumes e verduras. Com a chegada de dias mais quentes, a necessidade de hidratação através do consumo de água e alimentos mais leves e de fácil digestão aumenta.
A elevação da temperatura nessa época do ano também exige uma readaptação das refeições, pois nosso organismo precisa de menos calorias no dia a dia. Em vez dos pratos quentes e pesados do inverno, temos que dar espaço aos pratos mais leves e frescos. É recomendável o consumo de vegetais típicos da estação como couve, escarola, rúcula, agrião, espinafre, cenoura e beterraba. Já em relação às frutas, as melhores opções são abacaxi pérola, banana nanica e prata, mamão, tangerina, manga, jabuticaba, maçã, laranja-pera e caju.
Para aproveitar ainda mais o valor nutricional dos alimentos, o ideal é consumi-los crus. Porém, se você preferir cozinhá-los, a melhor alternativa é o método a vapor. O vapor preserva o sabor, a cor viva e, principalmente, os nutrientes das verduras e legumes. Outra opção é usar os legumes, verduras e frutas em tortas, bolos, omeletes e quiches. E não se esqueça de usar as cascas, sementes e talos que são riquíssimos em vitaminas e nutrientes.
Como tudo na vida, a alimentação deve ser planejada e valorizada, para não gerar arrependimentos ou excessos futuros. Por isso, apesar da “pressa” para aproveitar os dias cada vez mais longos a partir de agora, o bom é evitar o jejum por longos períodos. Quando a gente pula uma refeição, aumenta os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse e pelo acúmulo de gorduras na região abdominal. Ignorar o café da manhã é outro erro constante. Nesse horário são produzidos diversos hormônios que regulam a saciedade, compulsão e estresse. E a fome, nesse caso, não compensa, já que vários estudos comprovam que as pessoas que dispensam essa refeição “compensam” no fim do dia e tendem a ser obesas.
Aproveite toda a fartura de sabores que a primavera te oferece e dê mais colorido aos seus pratos.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário