A melhor forma de cuidar da sua saúde é ir à feira e escolher frutas e legumes. A alimentação é essencial para prevenir doenças e manter o bom funcionamento do organismo. Nesse processo, cuidar da quantidade e variedade de cores no prato é o primeiro passo. Quanto mais colorido os alimentos, mais nutrientes a refeição possui. Veja qual a importância das cores e em que alimentos apostar na composição do prato.
Vermelhos: fonte de licopeno, composto antioxidante, que dá cor a alimentos como uvas roxas, maçãs, cerejas, pimentões vermelhos, tomate, beterraba, melancia e goiaba. Seu efeito protetor é bem documentado em estudos sobre câncer de pulmão e próstata.
Roxos: fornecem antocianinas, fitoquímicos que nos protegem contra as doenças cardiovasculares e vários tipos de câncer. Aposte novamente nas uvas roxas e também nas amoras, mirtilo, açaí, ameixa e berinjela.
Verdes: uvas verdes, maçãs, melão, kiwi, espinafre, abacate, feijão verde, folhosos em geral são fonte de clorofila e luteína, responsáveis pela redução do risco de infarto e problemas oculares, como a degeneração macular.
Alaranjados: fonte principal de betacaroteno, composto que dá a cor característica a vegetais como mamão, laranja, manga, pêssego, abóbora, milho e cenoura. Seu poder antioxidante diminui o risco de doenças cardiovasculares, evita o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.
Brancos: este grupo já esteve relegado mas hoje sabemos que compostos como antoxantinas, alicina e aliina são capazes de diminuir a pressão arterial, proteger contra úlceras e câncer de estômago. Bananas, couve-flor, repolho, cogumelos, alho, alho-poró, cebola e batata fazem parte deste grupo.
Marrom: são alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a manter estável a glicose sanguínea. Alimentos indicados: aveia, nozes, castanhas e cereais integrais.
O ideal é ter ao menos um representante de cada um destes grupos diariamente na alimentação.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário